sábado, 11 de janeiro de 2020

[LIVRO] O Verão Que Mudou Minha Vida - Jenny Han

Quero confessar que não tenho o hábito de ler sinopses, mas estava buscando uma leitura leve e rápida, daquelas divertidas que te prendem até o último suspiro. Lembrei que a Editora Intrínseca recentemente lançou uma coleção com capas divertidas, com conchas e títulos que remetiam a férias e praia, as imagens me conquistaram e tinha tudo para ser uma leitura leve. Achei a edição que a Editora Record tinha lançado em 2011, a capa era bem sem graça e repetitiva, mas a nova versão já tinha me conquistado, mesmo sem eu saber do que o enredo se tratava.

A vida de Belly era marcada pelos verões, tudo o que acontecia entre os meses de junho e agosto tinha um toque de magia, quase um sonho. Cousins Beach era o destino de sempre, a casa de praia da Susannah, a melhor amiga de sua mãe, presente em todos os momentos e dona dos melhores conselhos.

Belly estava prestes a completar 16 anos e seu corpo já parecia de adulta, motivo que fez com que ela acreditasse que finalmente ia ser incluída nas brincadeiras dos meninos, mas Steve, seu irmão mais velho, sempre ia vê-la como uma criança birrenta, Jeremiah e Conrad, filhos de Susannah, a tratavam como a irmã caçula que fazia drama quando não tinha seus desejos atendidos, apesar de terem notado o quanto ela tinha crescido naquele último ano e que não era mais uma menina.

Steve é aqueles irmãos chatos que tudo é motivo de zoação, aproveita qualquer oportunidade para tirar Belly do sério e atrapalhar seus planos. Conrad é do tipo que afasta as pessoas, egoísta, grosseiro, mas que tem um charme quase que irresistível, sempre faz sucesso entre as mulheres, inclusive com Belly, que é apaixonada por ele desde os 10 anos, mas sempre decepciona. Jeremiah com certeza é o meu preferido entre os garotos, ele é leve, brincalhão, cuidadoso, mas devido seu jeito divertido, as pessoas acabam não levando ele tão a sério.

Durante um mergulho na piscina e outro, Belly relembra fatos que aconteceram nos verões passados, a conturbada e estressante visita de Taylor, sua melhor amiga, os filmes que assistiu com os garotos, os passeios no shopping com SusannahLaurel, quando Jeremiah ensinou a dirigir, quando se apaixonou por Conrad e até mesmo quando menstruou pela primeira vez. O verão era um momento mágico e deveria ser preservado.

Podemos dizer que Belly, basicamente, reclama o tempo todo que está sozinha, os meninos não a convidam para nada, Susannah e Laurel estão sempre passeando ou conversando no quarto. Ela não conhece ninguém na cidade e não se esforça para conhecer, ela só reclama e se comporta com uma criança birrenta que ninguém faz o que ela deseja.

O enredo é leve e divertido, aqueles dramalhões de adolescente, a escrita de Jenny Han te envolve como se você fosse parte do enredo, me senti sentada em uma das espreguiçadeiras na beira da piscina mandando Belly deixar de ser tão infantil. A relação de Suzannah e Laurel é invejável, além da confiança, elas sabem que podem confiar os filhos uma a outra, mesmo quando não for mais possível estar presente.

Os meninos, Jeremiah e Conrad, são um caso a parte, eles estão naquela idade que tudo parece uma piada ou incomodo demais, nada passa desapercebido e tudo fazem um drama, além, claro, do turbilhão de emoções que eles estavam enfrentando e tinham que fingir que nada sabiam, mas como fingir sobre algo tão grave? No decorrer que você vai entendendo o que está se passando com eles e o quanto aquilo tudo esta afetando a vida deles, é possível compreender o porque se comportam assim e como enfrentam a vida de formas diferentes, por enquanto um fica com raiva do mundo, o outro só quer ter leveza para enfrentar os problemas.

Sim, eu estava buscando um livro leve e divertido, encontrei um enredo envolvente e que me fez passar os últimos capítulos chorando, assim como tem personagens chatinhos como Belly e Steve, tem uns que são encantadores como Susannah e Jeremiah, que te deixam com o coração na mão quando acontece algo com eles. RECOMENDO fazer essa viagem para Cousins Beach e se perder um pouco nesses dramas de verão, que as vezes podem ir para a vida. Música que Belly, Steve e Laurel escutaram no carro viajando para O Verão Que Mudou Minha Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...