sexta-feira, 14 de junho de 2019

[Contos&Fadas] Cinderela


Os Contos de Fadas são narrativas destinadas ao público infantil, que tem o objetivo de trazer alguma lição para as crianças, afastando-as do perigo, usando a metodologia do medo, personificando as ameaças em bruxas, ogros, monstros. Conhecidas por contos exemplares, é possível também observar a valorização da esperteza e do trabalho. Os enredos inicialmente tinham um final triste, mas ao longo dos anos foi transformado no "felizes para sempre".

Cinderela foi escrita por Charles Perrault, publicado em 1697 na coletânea Contos da Mãe Gansa, o enredo foi inspirado nas memórias populares italianas da Gata Borralheira. Além disso, existem relatos da garota que vivia entre as cinzas do fogão na Indochina em 860 a.C., citações sobre na comédia Ulissipo de Jorge Ferreira, em 1546, Portugal. O noivo calçar o pé da noiva é um símbolo jurídico do casamento germânico medieval, uma referência ao sapatinho de cristal.

Como não poderia deixar de ter, Cinderela também tem sua versão pela ótica dos Irmãos Grimm, o enredo é bem parecido com o de Charles, mas no lugar da fada-madrinha a ajuda vem dos pombos e da árvore que nasceu no túmulo de sua mãe, a transformação é orquestrada pela própria menina que cita palavras mágicas. No final, as irmãs malvadas tem os olhos perfurados pelos pombos, as deixando cegas. Ainda existem outras versões que afirmam que a fada madrinha é na verdade o espirito de sua mãe e o vestido é um presente do céu.


O enredo foi um despertar de sonhos para as jovens da idade média, tempo em que para pertencer a nobreza, era preciso nascer com sangue real, mas a personagem mostrou que a ascensão se deu por amor, independente de título. Além do amor, podemos ressaltar que o enredo também fala sobre a recompensa após o sofrimento, a vitória do bem contra o mal, a inveja e, por fim, a justiça.

Cinderela é um dos meus contos de fadas favoritos, talvez por isso eu tenha tido contato com tantas versões sobre a mesma história, mas vale sempre ressaltar que o enredo foi construído em outro século, época em que as mulheres se submetiam a muitas coisas por falta de direitos, mas hoje não precisamos esperar o "príncipe no cavalo branco" para sermos salvas, podemos ir a luta e garantir nossos direitos, somos capazes e fortes para combater a opressão. GO GO!



CINDERELA - Coleção Clássicos Infantis - Editora Moderna
Recontado por Giselda Laporta Nicolelis || Ilustrado por Rogério Borges

A narrativa é feita através de rimas cruzadas, pequenos estrofes com quatro versos musicados, vão dando forma ao enredo. Essa versão é bastante enxuta e não se foca no sofrimento da Cinderela, rapidamente passamos pela morte de seu pai e a sua transformação em Gata Borralheira, logo já temos o rei querendo netos e o príncipe solteiro dando o baile. A madrasta imediatamente proíbe Cinderela de participar do evento, por enquanto suas filhas malvadas brigam pelos vestidos e adornos. Sozinha na cozinha a fada madrinha aparece e a transforma na princesa mais bela, Cinderela vai ao baile e depois foge do príncipe. Doente de amor, o rei manda os arautos irem atrás da donzela que conquistou seu filho, após muitas buscas finalmente acham a menina suja de cinzas. E viveram felizes para sempre! As ilustrações são bem realistas e parecem colagens. A edição ainda traz algumas curiosidades sobre a obra original.

"No tal reino, nunca antes 
tantos sinos repicaram...
Cinderela e o príncipe,
de alegria, até choraram."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...