quarta-feira, 15 de agosto de 2018

[SÉRIE] Insatiable


Calma! Assim que a série foi divulgada, a produção recebeu inúmeras críticas sobre o seu conteúdo gordofóbico, porém a atriz Debby Ryan (que faz a protagonista Patty) se pronunciou relatando o quanto ficou apaixonada pelo roteiro. Em seguida a criadora da série, Lauren Gussis, falou sobre a proposta de sua criação "‘Insatiable’ é fome, é o vazio profundo da sua alma que é impossível de satisfazer. É realmente sobre pessoas boas que tomam decisões ruins com base nesse vazio dentro delas". Então, calma! A série pode não ser sobre gordofobia.

Patty é uma menina acima do peso, que é agredida constantemente com insultos gratuitos por onde passa, seja na escola, nas ruas, ou até mesmo em uma lojinha de conveniência. Após quebrar o nariz de um mendigo por ele ter ofendido ela, ele revida quebrando seu maxilar com um murro, o que faz com que ela fique 3 meses em dieta líquida, o que resulta na perda excessiva de peso.


No outro ponto da história, Bob é um infeliz advogado que descobre sua verdadeira vocação como preparador de Miss para concursos de beleza, porém, após a acusação de pedofilia, vê sua carreira indo por água a baixo. Até que o caso de Patty aparece em sua mesa, a garota gorda que bateu em um mendigo indefeso.

O caso não ia só salvar a carreira de advogado de Bob, mas a de preparador de Miss também. Patty agora era uma ex-gordinha e sedenta por vingança, queria fazer mal a todos que um dia ofendeu ela por causa de seu peso e ganhar um concurso de beleza seria um tapa na cara das pessoas que um dia a chamaram de Patty Porpeta.


A série não é só gordofóbica, ela é pior! Além de exaltar a magreza, mostrando o quanto ela é mágica e essencial na felicidade das pessoas, a série trata a pedofilia como algo bobo, a protagonista (menor de idade) chega a afirmar que é mais fácil seduzir o Bob, pois ele é pedófilo, que não tem problema se envolver amorosamente com ele, nem que fosse preciso acabar com o seu casamento. 

Também nos deparamos com algumas "piadas" racistas como "você é minha esperança branca", ou cenas bizarras como a tentativa de incendiar um mendigo (parece familiar? Infelizmente, sim!), ou o sexo vingativo, ou a troca de favores sexuais. Ah e não podemos esquecer da estereotipação como o garoto oriental, nerd e bobo que nunca teve um relacionamento, ou a amiga lésbica que só ficou porque estava afim dela. 

A série passa bem longe de um humor ácido, ela é de extremo mal gosto e não acrescenta em nada. Decidi assistir a série depois que li a declaração da Lauren Gussis, torci para que fosse mais uma série com trailer questionável e o enredo surpreendente, mas não, a série fala apenas de pessoas podres fazendo maldade, personagens vazios que se sentem bem por serem repugnantes. Insatiable é totalmente desnecessário e ofensivo, SOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...