domingo, 17 de janeiro de 2016

[Livro] Incríveis Jogos de Palavras - Laércio Bacelar

incriveis jogos de palavras

Para acabar com a monotonia... Quem diria que o dicionário poderia ser um excelente cenário para um enredo incrível. Finalizei a leitura hoje e a minha vontade é sair por ai gritando o quanto esse livro é maravilhoso, o quanto as escolas estão perdendo em não adota-lo em suas grades, ensinar gramática com um enredo "eletrizante" é no mínimo louvável e o autor merece todos os prêmios por isso.

Comecei a leitura meio assim, não sabia ao certo o que me esperava, pelo título fiquei com medo de ser um livro chato sobre jogos de palavras sonolentas e a capa não me animou muito, entre os quatro livros que ganhei na promoção do blog Frases, Trechos e Pensamentos em parceria com a Editora Adonis, deixei esse para ler por último, os outros pareciam mais atrativos, mas algo me dizia que eu poderia ter uma bela surpresa. - Os outros três livros que ganhei na promoção: A Matrioska Triste [resenha], A Chave de Ouro [resenha] e A Princesa e a Sombra do Duende.

incríveis jogos de palavras 4

A história vai começando de mansinho, o AUTOR recebe a missão de escrever um roteiro eletrizante para a TV, o tempo era curto e ele precisava correr, mas o que poderia escrever de tão interessante se ele estava sem inspiração? A INSPIRAÇÃO aparece e lhe apresenta o dicionário, a morada de todas as palavras, lá ele encontraria a INICIATIVA para ser o primeiro a propor algo que o TELESPECTADOR aprovasse, o cara que assiste TV.

A INSPIRAÇÃO e o TELESPECTADOR sugerem uma batalha contra a MONOTONIA que reinava absoluta na cidade das palavras, mas não tinham a mínima ideia do que poderia ser feito, por isso foram atrás da OBSERVAÇÃO que é a melhor amiga do CONHECIMENTO, mas até chegar lá, eles  teriam que passar por diversas ruas, alamedas, becos e tudo mais que fosse possível. 

incriveis jogos de palavras 3

No meio do caminho encontraram palavras interessantes, outras engraçadas, mas que deram total apoio a jornada dos companheiros, a luta contra a MONOTONIA estava deixando o dicionário mais colorido e alegre, algo que eles não viam há muito tempo. Também encontraram palavras como a MALDADE, FOFOCA e a INVEJA que fizeram de tudo para atrapalhar o plano dos amigos, mas afinal qual o roteiro que não tem uma boa INTRIGA.

Cada palavra grafada em caixa alta é um personagem do livro, o diálogo entre eles é sensacional, pois cada fala é escolhida para que o leitor entenda o significado da palavra, por exemplo, o TELESPECTADOR diversas vezes cita o nome de programas de TV, outras palavras falam sobre a flexão de alguns verbos, ou do grau dos substantivos, da raiz da palavra, da sua origem, tudo de forma bem natural e espontânea.

incriveis jogos de palavras 2

Quando os jogos começam é possível aprender mais um pouco de gramática com os times, por exemplo, os tais pronomes indefinidos, sem contar que os diversos jogos citados no livro podem virar atividades na sala de aula. Outro trabalho magnífico foi do ilustrador Ronan de Souza Lima, a personificação das palavras ficou incrível, cada detalhe de cada uma e suas respectivas casas te fazia associar no mesmo instante aos seus significados e suas diferenças.

incriveis jogos de palavras 5

Mais uma vez repito, é um livro lindo que deveria ser adotado nas escolas, poder ensinar português de forma divertida e de quebra fazer com que os alunos se interessem pelo mundo dos livros é divino. O enredo em si é bem divertido e interessante, a maneira que a história é contada te prende, a personificação das palavras te conquista, ai quando você percebe que no meio disso tudo ainda teve umas aulinhas de português que foi tão natural que você nem percebeu, é ESPETACULAR! 

4 comentários:

  1. Incríveis Jogos de Palavras...sou suspeito pra falar mas, um ótimo livro , e como diz o próprio Laércio ; INTENSO, "pra acabar com a monotonia".
    Moça que gosta de brincar com a lua (rs), obrigado por postar o nosso trabalho , fico honrado e muito feliz. É uma realização. Se precisar de trabalhos artísticos é só entrar em contato.
    Abçs.
    Face: ronan-de-lima@hotmail.com
    Blog: www.vozkhumallo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Incríveis Jogos de Palavras...sou suspeito pra falar mas, um ótimo livro , e como diz o próprio Laércio ; INTENSO, "pra acabar com a monotonia".
    Moça que gosta de brincar com a lua , obrigado por postar o nosso trabalho , fico honrado e muito feliz. É uma realização. Se precisar de trabalhos artísticos é só entrar em contato.
    Abçs.
    Face: ronan-de-lima@hotmail.com
    Blog: www.vozkhumallo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa noite Marcia, você pode adquirir o livro através da loja online da Editora Adonis - http://www.gostinhodeleitura.com.br/livro/incriveis-jogos-de-palavras-243

      Beijo

      Excluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...