terça-feira, 18 de agosto de 2015

[Evento] Projeto Pajeú - Roda de Memórias - 1ª parte


Segunda, 17.08, aconteceu o primeiro encontro da Roda de Memórias, projeto da Secultfor (Secretária de Cultura de Fortaleza) que visa a reflexão da memória dos bairros da cidade, o momento teve a participação de alguns autores da Coleção Pajeú, são dez livros que relatam as memórias de alguns bairros que são conhecidos por suas histórias e apego sentimental de seus moradores.

Nesse primeiro encontro teve a participação da Cláudia Leitão, autora do livro sobre o bairro de Jacarecanga, da Fernanda Coutinho, autora do livro sobre o bairro de Maraponga, e do José Mapurunga, autor do livro sobre o bairro de Bom Jardim. O tema do encontro foi "Escritores, Comunidades, Espaços de Afeto" onde eles contaram como foi a construção de seus livros e como foi o processo de escrita.

É interessante constatar que apesar da proposta ser a mesma para todos os escritores, falar sobre o bairro X, cada um trilhou um caminho diferente em sua narrativa. O livro sobre Jacarecanga é regado por memórias sentimentais da autora que morou no bairro até os 11 anos, já o da Maraponga tem uma abordagem mais técnica sobre a conscientização do espaço, e o do Bom Jardim é a história do bairro contada através de depoimentos dos moradores.


A discussão sobre a degradação do espaço público se torna inevitável quando falamos sobre as memórias que estão presas aos lugares físicos, é impossível não se comover quando falamos das brincadeiras na praça que se transformou em uma avenida, ou nos passeios ao teatro/cinema que estão inativados por falta de cuidados do governo. O espaço que eu sinto saudades, é o local que ficava o colégio onde eu estudei durante 8 anos, hoje é um condomínio, existem pessoas estendendo roupa onde eu estudava, dentro da minha sala de aula, em cima da cantina. :'(

Porém a modernização da arquitetura da cidade é inevitável, algumas "substituições" são essenciais, outras questionáveis, mas existe um movimento de ocupação que está invadindo a cidade que é maravilhoso, a proposta de atividades culturais nos pontos de encontro que estavam em desuso. Grupos que estão se movimentando para levar cinema, teatro, arte, exercícios físicos, entre outras atividades para os pontos de cultura. Mais ocupações, por favor!

Achei a ideia da Coleção Pajeú fantástica, só ajustaria 2 detalhes nos livros: Deixaria todos do mesmo tamanho e adicionaria algumas fotos nas últimas páginas, poderia ser preto e branco mesmo, só para ilustrar. Claro que fiquei imaginando o livrinho sobre o meu bairro, as histórias dos ônibus amarelos que circulam na região (normalmente os ônibus de Fortaleza são azuis ou brancos), a mulher que há décadas pede dinheiro na porta da Farmácia Pague Menos, a mulher que escreve poesias todas as manhãs sentada na calçada do lado de um saco imenso de roupas, das feiras, das procissões, das casas próximas a igreja, do encontro dos motociclistas, do Quente Frio (35 anos do melhor sanduíche da cidade, haha). Uma imensidão de memórias!

Próximos encontros:
Dia 25.08 - 15h
Carlos Vazconcelos - Parquelândia, Arlene Holanda - Benfica, Pedro Salgado - Pici e José Borzachiello – Parangaba
Dia 31.08 - 15h
Sânzio de Azevedo - Aldeota, Gylmar Chaves - Aerolândia e Edmar Freitas - Messejana
Local: Teatro Antonieta Noronha - Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro.

18 comentários:

  1. Eu achei muito bacana esse projeto
    Mas eu nunca participei de nenhum e nem sei como é.
    Mas pelo menos serve para que possamos conhecer outras pessoas
    e também trocar ideias. Muito legal.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-vale-das-borboletas.html

    ResponderExcluir
  2. Adoro eventos e divulgações.
    Esses livros de memória são sempre muito ricos. E o espaço público é sempre um bom tema para discussão.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que interessante esse Projeto! Gostei de Bom Jardim, pelo fato de proporcionar aos moradores esses relatos que agora estão presentes no livro. Muito interessante!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. poxa, que projeto legal... Faz muitos anos que não passo pelo bairro de Maraponga... quando visitei o CE pela última vez em 2010, passei por lá, indo encontrar meus tios que moram em Fortal...

    ResponderExcluir
  5. Que bacana este projeto , gostei de Bom Jardim muito legal os moradores fazerem relatos , afinal quem melhor do que eles para falar a respeito não é mesmo , é claro que o crescimento e a modernização das cidades são importantes ,mais é essencial manter algumas coisas que são grandes referencias culturais , quantas vezes perdemos patrimônios para abrir espaço para grandes edifícios , o que é bem triste pois parte de nossa historia e da nossa cultura se perde com isso, curti muito o post
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ooi,
    Adorei o projeto, deve ser uma experiência incrível.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  7. Eventos são ótimos para conhecer novos leitores,
    saber mais sobre a opinião.
    É ótimo participar, são ótimas experiências.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  8. Oi Neyara, sua linda, tudo bem
    Que diferente esse encontro. Acho muito importante resgatar essas memórias, mas com o crescimento da população, é inevitável que a cidade tenha que crescer também para comportar a nova realidade. Muito legal termos obras mantendo o passado preservado.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Achei o projeto muito interessante, com certeza eu gostaria de ler os livros de vários bairros se tivesse algo assim na minha cidade... Concordo que fotos deixariam os livros melhores, principalmente se mostrassem as mudanças que aconteceram em cada lugar.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei esse projeto, ainda masi que conta sobre os bairros de Fortaleza
    Amo Fortaleza *-* Triste que sua escola virou um condominío :( mas tem que haver progresso né, fazer o que
    Adorei seu post

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o projeto que criaram, discutir sobre isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  12. Bastante legal o projeto, gostaria de participar de algo assim, discutir e conhecer pessoas. Que essa ideia se expanda :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu adoro esses eventos literários, pena aqui na minha cidade não tem muitos, mas eu adoro acompanhar pela internet os que acontecem pelo Brasil.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    puxa que projeto bacana!!
    gostaria de poder participar de coisas assim, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade, enquanto isso acompanho de longe os que acho interessantes.;)
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, tufo bem?

    Achei a proposta desde projeto e do encontro muito bacanas, diferente e bem legal. É raro ver esse tipo de ação em andamento. É muito legal esse lance de resgatar, reviver as memórias e tals. Adoraria participar de um encontro assim e discutir assuntos com pessoas que tem os mesmos interesses.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Iniciativa incrível!!! De verdade,eu acho que todas as cidades deveriam ter um projeto desses,encontros e divulgação nas escolas,pois cada bairro tem um cantinho especial,ou uma história que deve ser passada para frente,isso sem falar na história do local,que muitas vezes os próprios moradores não conhecem.. Gostaria muito de ler livros sobre os bairros que já morei ....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu achei esse projeto bem bacana.
    Fico tão feliz com esses projetos literários.
    Espero que ele continue e cresças bastante.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Que interessante esse projeto, eu sou uma grande fã desses encontros literários.
    Pena que não moro perto para participar dos próximos
    Mas, espero que o projeto se desenvolva cada vez mais
    Beijos

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...