segunda-feira, 21 de abril de 2014

[Dicas do Coração] Sobre Promoções, Regras e Divulgações


Sempre que atualizo a página de "Divulgação de Sorteios" confesso que fico um pouco assustada com as gafes que alguns blogueiros cometem por ai, detalhes que fazem qualquer um desistir de participar do sorteio, e que poderiam ser facilmente evitadas. Invés de sair por ai fazendo comentários desagradáveis em tais blogs, segue uma lista de itens que incomoda metade da blogosfera.

O sonho de qualquer blogueiro é que o blog tenha 100 milhões de seguidores, mas fazer sorteios com meta de seguidor não rola. - O participante não tem noção de quando sai o resultado, logo a promoção acaba caindo no esquecimento. - Alguns blogs colocam metas impossíveis, e que claramente não vai ser alcançada em 2 dias, 2 anos... Se a intenção é fazer com que o participante convide os amigos de forma espontânea, lembre-se: o prêmio tem que ser muito bom, e muito caro, do contrário, o sorteio acaba na intenção.

As vezes até que o prêmio é bom, mas ter 1000 regras, pedindo para fazer 1000 coisas, seguir 1000 perfis, também não rola. Ok, que as vezes a promoção é feita em conjunto com outros 999 blogs, mas se cada blog for pedir para seguir o blog, Facebook, Twitter, Skoob, Youtube, Instagram, entre outros, fica bastante cansativo para o participante, e provavelmente ele não vai fazer nem metade do que foi pedido, e o prêmio começa a perder o valor, tendo em vista o trabalho que o participante vai ter para participar.

Divulgar o resultado é sempre importante (algo que deveria ser óbvio e honesto), coisa que alguns blogs não fazem, e muitas vezes deletam a postagem das promoções como se ninguém fosse perceber (estou de olho!). Atualizar o post da promoção com o nome do vencedor, ou com um aviso de onde está o resultado é essencial. Pensar que o participante vai buscar o resultado no blog (que muitas vezes está dentro de um post com um assunto nada a ver), ou que vai estar online na hora que você publicar na Fanpage, é sonhar demais.

Dicas do Coração:
 Lembre-se da regra dos 3 clicks, se o usuário precisar clicar mais de 3 vezes para achar algo em seu site, é hora de repensar na organização do seu site, pois você está perdendo visitantes.
 Existem blogs especializados em divulgar sorteios, e outros que tem páginas/post dedicadas a isso, tipo a Capsula de Banca, é só entrar em contato com eles, que a divulgação é feita. 

Blogs que divulgam sorteios:
- Capsula de Banca - http://capsuladebanca.blogspot.com.br/p/agenda-de-sorteios.html
Sorteios e Mais Sorteios - http://sorteiosesorteios.blogspot.com.br/
Vitrine de Promoções - http://vitrinedepromocoes.blogspot.com.br/
Bonne nuit, bonne chance

3 comentários:

  1. Adorei suas dicas sobre sorteios e as dicas de blogs que divulgam, ótima ajuda. Já vou mandar email para você!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal essas dicas, Neyara!
    Ajuda muito!
    Eu inclusive, estou fazendo um sorteio lá no meu bloguito.
    Se você quiser conferir:
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-de-outono.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. envia sempre o seu sorteio pah nois...bjao e otimo post

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...