quarta-feira, 28 de agosto de 2013

[Livro] Marketing 3.0 - Philip Kotler

Sabe quando você começa a ler um livro lindo de um dos seus assuntos preferidos, ai você fica com vontade de indicar o livro pra todo mundo, só porque o autor é um gênio, mas ninguém te dá ouvidos só pq é um livro técnico?! Pois é, os livros do Kotler é bem isso, ele fala com tanta naturalidade, cita tantos cases interessantes, que quando você acaba de ler, parece que ele te deixa órfã de conversas filosóficas de bar.

Afinal, quem é Philip Kotler?! É um professor universitário dos EUA considerado o maior guru dos negócios, o maior especialista na prática do Marketing, por isso, se algum dia você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, escolhe um livro dele, qualquer um, que eu te garanto que você vai adorar, pois a linguagem é simples, recheado de cases interessantes, super atualizado, e você acaba aprendendo meio que por osmose, quando você percebe, já foi, haha.

O livro Marketing 3.0 - As forças que estão definindo o novo marketing no ser humano traz um estudo detalhado sobre as novas tendencias do mercado, a busca enlouquecedora das empresas de implantar os valores relacionados a sustentabilidade em suas empresas, seja para atrair mais clientes, economizar, ou porque de fato querem construir um futuro mais limpo. O livro traz diversas ações que empresas fizeram para tentar aderir a essa onda de vida saudável, de pessoas preocupadas com o futuro do planeta.

Algo que eu achei bem interessante, é que durante todo o livro, se faz comparações com o Marketing 1.0 e o 2.0. A principal diferença é que o Marketing 1.0 era voltado exclusivamente para o produto, ele estava ativo na época da revolução industrial, e as pessoas só queriam saber de fabricar, fabricar, fabricar. Já o Marketing 2.0 colocou o consumidor em primeiro lugar, eles entenderam que o consumidor pensava e sentia, então os produtos passaram a serem pensados de acordo com a necessidade do consumidor. O Marketing 3.0 é o que valoriza o consumidor e o mundo, pois além de entender que o consumidor pensa e sente, também se sabe que o consumidor tem um espirito, que se preocupa com a preservação do mundo.

Essas mudanças são vistas claramente no nosso dia-a-dia, facilmente conseguimos apontar N empresas que já estão enquadradas no Marketing 3.0, e outras tantas que estão tropeçando no meio do caminho para conseguir se adequar a essa nova tendência. Super recomendo o livro, e o autor, para os curiosos do assunto ;D

Bonne nuit, bonne chance

Nenhum comentário:

Postar um comentário