sexta-feira, 13 de julho de 2018

[LIVRO] Almanaque do Rock

Hoje, 13 de Julho, é comemorado mais um ano de vida para aquele jovem rebelde chamado de Rock and Roll. Um jovem contagiante, excitante e que nunca vai envelhecer ou morrer, enquanto tiver aqueles moleques fazendo zuada nas suas garagens. E nada melhor para comemorar a data, do que deliciando O Almanaque do Rock, escrito pelo grande Kid Vinil.

Lançado em 2010 pela Editora Ediouro, o Almanaque tem 250 páginas de puro Rock, tudo dividido em ordem cronológica, seguindo por décadas, iniciando lá na década de 50 com Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e o rei Elvis Presley, encerrando em por volta de 2006 no auge do Emocore. Aqui no Brasil, passando pelos anos 60 onde surgiram as maiores bandas de rock de todos os tempos: Beatles e Rolling Stones, apresentou ao mundo o Psicodelismo do The Doors, apresentando para a eternidade os mitos Jimi e Janis e nessa mesma época o rock atingiu o mundo e desembarcou aqui com a Jovem Guarda do tremendão Erasmo Carlos e com a Tropicalia de Gil e Caetano, sem esquecer dos Mutantes.

A Década de 70 começa triste para o rock. No mesmo ano morrem aos 27 anos Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, sem esquecer no anuncio do fim dos Beatles. Depois desses baques, o menino rock precisava se manter forte e pra isso apresentou ao mundo o camaleão do rock, David Bowie. E não foi só isso. Ele apresentou ao mundo o Queen e todo o estilo de Freddie Mercury. Na mesma época nasce o Progressivo e com ele a mais bem sucedida banda do estilo: Pink Floyd. Não podemos esquecer do inicio do Heavy Metal e junto deles bandas como Black Sabbath, Kiss, Dio, Alice Cooper e outros ícones do estilo. No fim da década, surge um dos meus estilos preferidos, PUNK ROCKKKKKK. ONE, TWO, THREE, FOUR. Toda a rebeldia dos Sex Pistols, The Clash, e Ramones apareceram e continuam influenciar as novas bandas.

Chegando nos anos 80, o Rock apresenta inúmeros estilos: SynthPop, New Romantic, Ska, Hardcore (meu outro estilo preferido), Gótico, Trash Metal, New Wave, eita que é estilo. E as bandas surgidas: Bruce Springsteen, A-HA, Duran Duran, The Exploited, Dead Kennedys, Joy Division, Metallica, Iron Maiden, Guns’N Roses, Bon Jovi, e por ai vai. No Brasil surgem bandas como Barão Vermelho, Ira! Titãs, Paralamas, Kid Abelha e tantas outras.

Os anos 90, foram marcados pelo som do grunge de Nirvana, Pearl Jam e outros, do rock americano de bandas como RHCP, Lenny Kravitz, The Offspring, RATM e lá na Inglaterra surgem o Britpop e o Indie Rock, com bandas como Oasis, ColdPlay, Travis e Radiohead. No Brasil, surge o Movimento Mangue Beat e a Nação Zumbi, aparece Skank, Planet Hemp e o mundo é apresenta ao mundo o Sepultura.

O livro encerra nos anos 2000 e toda a trajetória do Indie Rock que foi o estilo que mais marcou nessa década, destaca-se bandas como The Strokes, Interpol, Belle and Sebastian, Arcade Fire. No brasil, destaca-se o boom das bandas de Hardcore Mélodico como CPM22 e Dead Fish.

O Almanaque é bem resumido, de fácil leitura para qualquer iniciante do rock, mas também, escrito por um dos caras mais ativos no rock nacional que é o Kid Vinil, não poderia ter sido melhor. Então ainda é tempo de aprender e deixar ser contagiado por esse menino de mais ou menos 60 anos. Então vai lá, bota a velha fita de Hardcore para tocar e permita-se levar pelo som. Como diz o ditado, “Quem ta no Rock é pra se fuder”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...