terça-feira, 9 de janeiro de 2018

[LIVRO] Contos de Fadas em Suas Versões Originais III - Org. Marina Avila

contos de fadas 1

Dizem que devemos escolher com cuidado o primeiro livro lido no ano, pois ele é um presságio de como será as próximas leituras. Fiz a minha escolha com cuidado, queria histórias encantadoras, leituras envolventes e um trabalho gráfico apaixonante. Preferi não arriscar muito, peguei um caminho que possivelmente iria me agradar e dei chances para que eu pudesse ser surpreendida. 

Realizar a leitura da coletânea foi como folhear novamente meus livrinhos cheios de princesas, fadas e muitas cores. Visitar as histórias de amor verdadeiro, das lutas, da bravura, acreditar que podemos ser mais. Nunca consegui aceitar a imagem de que princesa é uma mocinha frágil que precisa de um príncipe para salva-la, sempre achei elas fortes e destemidas, que desafiam as regras para viver seus desejos e serem felizes.

contos de fadas 6

A coletânea Contos de Fadas em Suas Versões Originais é um trabalho de pesquisa e muito amor da Editora Wish, ela uniu em três volumes diversos contos de fadas que se popularizaram no decorrer dos séculos. Iniciamos a leitura com a coragem de Bela, para salvar a vida de seu pai ela abandona sua casa e vai morar com a temida Fera, mas ela tem uma grata surpresa quando ela descobre que não precisa ter medo.

A Princesa e a Ervilha é um conto curtinho que eu não conhecia, uma moça que ao identificar uma ervilha prova que é uma princesa. Em As Três Irmãs relata a coragem da princesa que ao enfrentar a ira das irmãs, vai em busca da cura para as feridas de seu príncipe. O conto nórdico maravilhoso, A Leste do Sol e a Oeste da Lua, é sobre uma princesa que descobre a verdadeira identidade de um urso e sofre as consequências de ter desafiado a magia, obrigando o príncipe a casar com uma princesa com nariz de um metro e meio.

contos de fadas 4

O sábiO Gato de Botas, que surpreende seu dono ao conseguir conquistar a confiança do rei, a mão da princesa e um reino só para ele. A improvável história dAs Roupas Novas do Imperador, dois alfaiates espertos se aproveitam da vaidade do nobre para arrancar-lhe dinheiro, porém o golpe era tão óbvio, que ninguém do palácio teve coragem de alerta-lo.

Se estamos falando de larápios, devemos citar O Alfaiate Valente, que ao derrubar sete, conseguiu conquistar um reino, a mão da princesa e fazer com que todos o temessem. Teve também o observador homem que conseguiu descobrir o porque As Doze Princesas Dançarinas acabavam com a sola de seus sapatos, mesmo quando dormiam.

contos de fadas 5

E os brinquedos que muito nós encantam, teve O Bravo Soldado de Chumbo que diferente de seus irmãos, lhe faltava uma perna, mas em um castelo próximo existia uma nobre bailarina que também se equilibrava em uma perna, mas o destino foi bastante cruel com o amor deles. Um conto russo que me surpreendeu foi Vasilissa, A Bela (Baba Yaga), sobre uma menina que era tratada como serva por sua madrasta e irmãs, foi até a casa de uma bruxa pedir ajuda para levar um pouco de fogo para casa, lá ela foi submetida a diversas tarefas desumanas, mas com a ajuda de sua boneca de madeira, ela conseguiu se manter forte diante das provações.

Rumpelstiltskin teve todas as chances para roubar a primogênita da Rainha, porém os servos da realeza foram mais espertos e conseguiram acabar com o seu plano. Promessas devem ser cumpridas, assim O Príncipe Sapo cobrou da princesinha a sua parte no acordo, mas não foi de bom grado. A História dos Três Ursos relata a visita de uma velha a casa deles, além de não ser bem-vinda, trouxe diversos prejuízos aos irmãos. João e o Pé de Feijão, trouxe um suspiro as nossas crenças, conseguir acreditar no que parecia impossível e conseguir de alguma forma tirar um bônus da situação.

contos de fadas 3

A coletânea ainda conta com notas de rodapé, explicando termos que podem parecer estranhos no contexto atual, ou mostrando as variações sofridas no decorrer dos anos. Também conta com 60 ilustrações de livros antigos, incrível como percebemos a releitura que os povos foram fazendo, de acordo com suas crenças e culturas locais, os traços, a fisionomia dos personagens, elas conseguem criar um plus no enredo.

contos de fadas 2

Esse é o terceiro livro da coletânea e adquiri ele através da campanha do Catarse (comentei sobre ele AQUI), mas hoje, após a leitura, me arrependo de não ter adquirido o box completo, com todos os contos, mas espero que não me falte oportunidade. Faria apenas uma ressalva em relação a revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Iniciei meu ano de leituras com o pé direito, RECOMENDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...