segunda-feira, 26 de junho de 2017

[Dicas do Coração] Deixando o Guarda-Roupa Organizado I

Foto retirada do site buenonetto

Migs, deixa eu te perguntar uma coisa: Qual foi a última vez que o seu guarda-roupa viu uma boa limpeza? Só porque o coitado fica com as portas fechadas, não significa que a zona tem que se instaurar dentro dele. Adoro limpar e organizar os armários, gosto de ver tudo em seu devido lugar e fácil de ser achado, gasto horas setorizando e buscando maneiras de deixar tudo mais prático, mais acessível, para na hora da pressa não bater aquele desespero.

Acredito que a sua "zona pessoal" é um reflexo da sua mente, se tá tudo bagunçado é hora de parar e colocar as coisas em seus lugares, materiais e psicológicas, o inverso também, se está tudo compulsivamente arrumado e atrapalhando a sua rotina, é hora de analisar o que gerou essa compulsão. Meus armários são todos impecáveis, mas em cima da minha escrivaninha sempre existe uma mini-zona, um reflexo da minha ansiedade, que começa diversas atividades ao mesmo tempo, as vezes não finaliza, mas já está planejando o que vai iniciar em seguida.

1 - Separando o que fica, o que vai e o que tem salvação.

Hora de desocupar o guarda-roupa, aproveite para avaliar tudo que você tem, dobre o que ainda é útil para você, separe aquelas roupas que precisam de um reparo, de um restauro, mas que no fim ainda tem salvação. Em uma sacola coloque tudo que você não quer mais, mas pode ser útil para outra pessoa, nada de camiseta velha, rasgada, essas você separa e guarda pra tirar o pó da casa. Desapega migs!

Aproveita e coloca pra doação aquela blusa que o ex deu e virou sinônimo de sofrência, ou aquele batom horroroso que você ganhou no amigo secreto, abre espaço pras coisas novas e que te façam bem, vamos renovar essa energia que ninguém é obrigado a guardar o que faz mal. Lembre-se que além da organização externa, também organizamos a mente.

Infográfico retirado do Minha Casa, Minha Cara

2 - Limpa, limpa, limpa!

Guarda-roupa desocupado é hora de deixar tudo limpo e cheirosinho! Você pode encontrar diversos produtos especializados para limpeza de armário, como o meu é de madeira, gosto de limpar (dentro e fora) uma vez com álcool e depois passo lustra-móveis pra dá brilho e cheiro, mas uma opção também é usar a receita mágica:

  • 1/2 xícara de álcool com cheiro
  • 1/2 xícara de água  
  • 2 colheres de sopa de detergente

Coloque a mistura em um borrifador e vá limpando com um paninho. Independentemente do produto que você usar, após a limpeza deixe o guarda-roupa aberto por uma hora para arejar. Só não esqueça de tirar e limpar as gavetas, os armadores e tudo que for removível. Faz o trabalho completo migs!


Imagem retirada do site firezzi

3 - Cada coisa em seu lugar, no seu setor!

Separe o que for blusa das calça, o que é da noite e do trabalho, o que é roupa íntima das da praia, busque setorizar os itens para facilitar na hora de achar. Agora é hora de guardar tudo novamente, as roupas que amassam fácil deixe em cabides (todos virados para o mesmo lado e iguais), as roupas intimas dobradas e organizadas em uma gaveta, as de academia em outra, a farda do trabalho deixe em um local acessível, os perfumes e cremes enfileirados em um cantinho, as calças em seu canto.

Nesse momento é uma ótima hora de visualizar o que falta e anotar, sabe aquela blusa que precisa de uma segunda pele que você ainda não comprou? Ou o algodão que acabou e você nunca lembra de comprar? Anote tudo e reponha assim que possível. Todas as coisas organizadas e setorizadas facilita a visualização de elementos que estão faltando, evitando que você perceba apenas na hora do sufoco. Outra dica é comprar caixinhas e mini-gaveteiros de plástico, eles ajudam a deixar em ordem pequenos objetos, ou roupas como calcinha/cueca. Organiza ai migs!

Imagem retirada do site Ana de Melo

4 - Cheiroso e evitando o mofo!

A limpeza em si e as roupinhas limpinhas, já deixam o guarda-roupa cheirosinho, mas se você quiser deixar mais cheiroso, mas sem impregnar nas roupas é só usar sachês, existe a versão comercial e as artesanais que você pode pendurar no cabide de forma estratégica, ou os aromatizadores que você pode borrifar no guarda-roupa. Outra ideia e mais barata é guardar sabonetes com a embalagem aberta nas gavetas, o cheirinho é bem suave e você pode ficar sempre trocando. 

Outra ideia baratinha é usar giz branco para absorver a umidade do guarda-roupa e evitar o surgimento de mofo. Apesar da minha cidade (Fortaleza) ser muito quente o ano inteiro, teve uma época que começou a aparecer cheirinho de mofo em um lado do meu armário e essa foi a solução, com o tempo o odor sumiu completamente. Além do sache com giz, coloco alguns no vão entre a última gaveta e o piso do guarda-roupa. 

Pretendo fazer outros posts sobre o assunto, mas primeiro eu quero saber:
QUAL A SUA DIFICULDADE NO QUESITO ORGANIZAÇÃO?

Um comentário:

  1. Que demais este post. Eu amei!
    Parabéns! Já estou pegando as dicas.
    Beijos,
    Helena

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...