sábado, 1 de abril de 2017

1º de Abril - #SomosTodosMentirosos


Sempre começa com uma pequena história mal contada, daquelas que soam como uma desculpa boba. Toda mentira sente fome de continuação, pede motivos e detalhes para crescer e se tornar independente, quem sabe ela se transforme em verdade. Quem nunca contou aquela história com uma pitada de exagero, MENTIRA. Ou inventou aquela desculpa para evitar a fadiga, MENTIRA.

Muitas vezes começa como se fosse inevitável, aquelas situações que devemos contornar a verdade porque ela poderia doer, NÃO DÓI, ou até mesmo obter vantagem com uma pequena história fora de contexto, OLHA ISSO. Quando percebemos a mentira já dominou a nossa vida, na primeira oportunidade usamos ela para burlar o sistema social do mundo, o ato se torna tão corriqueiro, que nem percebemos mais até que ponto a verdade é nua e crua, ou se já passou do ponto faz tempo.

Algumas vezes, estamos tão inundados com a normatização de tantas mentiras, que não percebemos quando entramos em um efeito domino, afinal não tem maldade, TEM SIM, é só uma pequena história sem consequências, SERÁ MESMO? O locutor pode encarar como algo bobo, apenas mais uma invenção corriqueira, mas no meio do caminho a mensagem pode ganhar outras partes, outros modos e atingir o receptor como uma avalanche, modificando o curso normal da vida.

Exemplificando rapidamente em filmes, O Mentiroso com Jim Carrey relata a vida de um homem que conta pequenas mentiras de forma corriqueira, no trabalho, na vida pessoal, pra si, mas nenhuma delas faz com que ele resolva os seus problemas. A Mentira com Emma Stone mostra que uma pequena mentira exigiu mais uma história, mais uma atitude, mais um efeito domino, diversas pessoas atingidas e o caos instalado.

Já parou para pensar que hoje a sua vida se configura dessa forma devido uma mentira passada, uma pequena historinha que trouxe consequências? Ou já parou para contar quantas mentirinhas, historias mal contadas, você conta por dia? Imagina, ou melhor, te desafio, quanto tempo você passa sem mentir, sem historinha, sem meia verdade, sem uma desculpa inventada, quanto tempo? Isso inclui falar a verdade quando alguém te pergunta se está tudo bem. Vamos lá, vamos começar:

COMO VOCÊ SE SENTE HOJE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...