sábado, 19 de novembro de 2016

[Livro] Poeminhas da Terra - Márcia Leite

Poeminhas da Terra

Todos os anos o projeto Leia Para Uma Criança, promovido pelo Itaú Social, seleciona e distribui milhões de livros infantis para incentivar o hábito de ler para uma criança, nesse ano o projeto inovou disponibilizando além dos impressos, quatro livros digitais com direito a trilha sonora e efeitos visuais, incentivando cada vez mais essa prática. 

Entre os impressos, recebi o livro Poeminhas da Terra, escrito por Márcia Leite e ilustrado por Tatiana Móes. O impresso traz uma coleção de poemas curtinhos retratando o cotidiano dos índios, as brincadeiras, os rituais, a hierarquia, o Deus, os animais, as plantas, todos os elementos que compõe a vida na tribo. As palavras usadas proporcionam uma ambientação do leitor, pois possuem origem indígena, mas sem deixar o enredo caricato.

poeminhas da terra2

O vocabulário é o ponto alto, é uma ótima oportunidade para apresentar as crianças um glossário extenso de palavras que não são usadas com frequência, os elementos são até vistos no nosso cotidiano, mas que damos outro nome para eles, como as plantas sapé e taquara, as comidas biju e aipim, as aves sanhaço e uirapuru, os peixes piramirim e piracanjuba. Atiçar a curiosidade sobre as lendas, como as do Curupira e Iara, até mesmo propor brincadeiras como a peteca.

As ilustrações são um charme a parte, o traço é fininho e descontinuo, as cores são fortes e primárias, tipo as produzidas nas tribos através de plantas e usadas em pinturas corporais, como o vermelho, verde e azul. Os desenhos são bem suaves e com movimento, facilmente seus olhos dão vida aos traços e já se transformam em uma animação.

poeminhas da terra3

Publicado pela Editora Pulo do Gato, é um enredo que deveria ser lido para todas as crianças, fazer com que elas tenham contato com o mundo indígena, seja através dos livros, seja da imagnação e se possível através dos próprios indios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...