quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

[Livro] Reis & Imperadores - Org. Selene Blanchard

reis e imperadores

Antes de iniciar a resenha fiquei me questionando qual a figura histórica que me fascinava, podia responder o nome de alguma figurinha que lutou pela paz e pela igualdade, mas confesso que as histórias que sempre atiçaram a minha curiosidade são as relacionadas a golpes políticos, aqueles grupos que se articulavam para conseguir conquistar o poder, custe o que custar. Claro, tais atos não são louváveis, mas entender como tudo aconteceu e conhecer o seu desfecho é no mínimo fascinante.

A coletânea Reis & Imperadores tem a proposta de mostrar algumas personalidades históricas de forma singular, fugindo um pouco do que lemos nos livros de história e dando margem a nossa imaginação. São quatro contos regados de amor e ódio organizados pela blogueira Selene Blanchard - Blog Moda e Eu - que é apaixonada pelo imperador Júlio Cezar, o ditador romano que ficou conhecido pela transformação do Império e pela traição de Bruto.

reis e imperadores 3

O primeiro conto retrata o imperador como uma figura fria e narcisista, confiante de seu poder tem a certeza que todos estão em suas mãos, inclusive sua esposa que é humilhada constantemente por Júlio Cezar. Sobre os olhos de Júlio Cezar, de Selene Blanchard, mostra como algumas coisas passam desapercebidas por nossos olhos.

Baile de Máscaras, de S. S. Days, relata a paixão que uma das escravas de Júlio Cezar nutre pelo imperador, ser só mais um capricho dele não era o suficiente, ela queria mais e o baile iria ser o cenário ideal para colocar o seu plano em prática e ter o imperador em suas mãos.

reis e imperadores 2

O conto mais curtinho, mas que eu desejei que a Silvana Brito enchesse mil páginas com cada detalhe de O Rei Que Virou Bicho, a história fascinante do Rei Nabucodonosor que desafiou as leis de Deus e teve que se transformar, literalmente, para aprender a ser mais humilde e reconhecer a sua fragilidade. Só amor por esse conto, geeeente!

O último é da minha conterrânea [Fortaleza - CE] Tamires Branu - Blog INtocados - com o conto Sagaz, Sagacidade. Dessa vez nosso protagonista é o Imperador Henrique VIII que obcecado por um herdeiro corrompe a igreja em busca de apoio para trocar de esposa e assim continuar tentando ter um filho homem para sucede-lo, mas o inesperado acontece e as lágrimas lhe levam a loucura. 

reis e imperadores 4

No geral os contos são bem interessantes, os enredos são redondinhos e de fácil leitura, o que me incomodou foi a diagramação, não existe um objeto gráfico que separe um conto do outro, se você só folhear parece que existe apenas um texto e não vários, senti falta dessa adequação ao estilo do livro e da foto da capa a época da temática, pelo menos eu busco fazer essa adequação quando diagramo os livros/fanzines. Apesar desse detalhe, os envolvidos estão de parabéns a qualidade do material está excelente e os textos envolventes.

Um comentário:

  1. adorei seu post,estou ansiosa para ter esse livro.
    A capa é lindaaaaaa :)
    bjs
    ldsonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...