quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

[Livro] Desejo e Honra - Tatiane Durães

Desejo e Honra

No ano passado tive o prazer de conhecer a escritora Tatiane Durães, autora de As Faces da Luz [resenha], A Herdeira e Desejo & Honra, no inicio tive um certo receio de ser só mais um autor com histórias pré-moldadas, mas fiquei extremamente feliz ao perceber o tamanho do talento dela, a forma que seus enredos são construídos, a maneira que envolve os leitores. Li As Faces da Luz na metade do ano e me apaixonei pela complexidade da história, agora no finalzinho li Desejo & Honra e posso encher a boca para dizer A MULHER É TALENTOSA! E que venha mais livros, mais sucesso e muita inspiração!!!

Desejo & Honra se passa em Minas Gerais, 1890, momento em que a Princesa Isabel tinha acabado de assinar a Lei Áurea e os Senhores estavam se acostumando com a ideia de que os escravos estavam libertos. Começava também as apostas na produção de café o que traria um novo cenário político ao país e a chegada da mão-de-obra italiana. Ou seja, um momento de transição que gerou muita briga de ego entre os endinheirados do país.

Amanda é uma ladra habilidosa que se esconde na noite para realizar seus valiosos furtos, porém ela não esperava a traição de seu amante e parceiro Henrique, sem família e com a polícia em seus calcanhares o que lhe restava era cobrar a divida que Alice tinha com ela. Ela precisava ganhar tempo para arquitetar uma fuga e descobrir como recuperaria o cofre de seu pai, local em que guardava as suas lembranças e os documentos referentes a sua herança. 

Se passar por serviçal na casa do Rei do Ouro era genial, além de ganhar tempo ela poderia roubar o suficiente para custear sua viagem, porém o que ela não esperava é que o Conde de Leon fosse um viúvo atraente e cheio de segredos. Na época era comum os fazendeiros escolherem suas esposas, poderia ser uma mulher da nobreza, ou uma serviçal, aliás, o sonho delas era serem escolhidas, menos o de Amanda, mas tal detalhe ajudaria em seu plano. 

desejo e honra 2

O que ela não esperava é que Henrique descobrisse onde ela se escondia e que tivesse ajudas tão poderosas que pudessem atrapalhar o seu plano de fuga. O Conde de Leon com o auxilio de Augusto descobriu o verdadeiro passado de Amanda, mas ele já estava tão envolvido com os encantos dela, que isso não foi um empecilho para continuar ajudando a esconde-la da polícia. 

Nesse momento acontece o ponto alto da história, fuga, dinheiro, chicotadas, tiros, mortos e feridos, mas claro, muito amor para apimentar o romance. Apesar do livro ser bem curtinho, o enredo é cheio de surpresas e reviravoltas, quando você pensa que vai acontecer "isso" acontece "aquilo", assim o leitor vai se envolvendo e quando vê o livro já acabou. 

A leitura é envolvente e flui maravilhosamente bem. Os personagens vão te conquistando, a autora conseguiu desenvolve-los sem pecar pelo excesso, você ama e odeia cada um por suas qualidades e falhas, então, se você gosta de um bom romance de época, protagonistas fortes e prontos para a batalha, esse é o livro ideal, porque aqui a fragilidade passa longe. RECOMENDO!

2 comentários:

  1. Oi Neyara,

    Fico imensamente feliz de saber que você gostou, e que me acha talentosa!! hahahaha... Muito obrigada!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, é bem diferente de tudo que eu já li. Fiquei interessada na história pela resenha e por ser curto. Ultimamente ando bem sem tempo. Vou procurar e tentar comprar :D

    Beijos!

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...