domingo, 17 de maio de 2015

[Livro] Os Domônios de Deus - Alexander Mackenzie

IMG_9600

Se um dia eu tivesse o prazer de conversar com Deus, convidaria ele para ler a Bíblia comigo e me afirmar o que é verdadeiro ou falso nessa história cheia de metáforas. Rodrigo Mazal foi o psicólogo escolhido por Deus para escutar suas queixas, o todo poderoso não aguentava mais a solidão e precisava dividir essa angustia com alguém, mas a sua aparição perturbou até o demônio. 

O todo poderoso está se sentindo sozinho, sua grandeza não supriu a necessidade de ter uma companhia ao seu lado, precisava conversar com alguém e o Rodrigo foi o escolhido, afinal ele virou um renomado psicólogo devido a sua sensibilidade em sentir os problemas alheios. As conversas foram complicadas e descrentes, afinal quem era aquele que dizia ser Deus?

IMG_9603

Dizer que acreditava em tudo o que aquele homem dizia era algo complicado, mas poderia afirmar que ele era bem esperto. Depois de uma conversa de total descrença, Rodrigo resolveu dar o braço a torcer, se Deus queria conversar então vamos entender como tudo começou, o planeta, o homem, os animais, a vida, tudo teria que ser explicado e principalmente, questionado.

Rodrigo é brasileiro radicado no Canadá, psicólogo renomado, autor de diversos livros, um homem sedutor que desperta o libido das mulheres por onde passa. Jane é sua enteada, os dois sempre se deram muito bem, mas agora que ela é uma mulher formada a relação deles começou a ganhar outro sentido. Petra é sua esposa, atualmente é sócia de uma agência de viagens, o casamento não vai muito bem das pernas, mas estão tentando.

IMG_9616

As conversas entre Deus e o Dr Mazal são no mínimo intrigantes, o autor simplesmente pegou algumas passagens da Bíblia e deu outro sentido a elas, mas nada desconexo, simplesmente ele deu o sentido literal aos trechos citados, nada de metáforas, achismos, apenas o literal. Por exemplo, ele afirma que antes de Adão existiu uma primeira tentativa de criar o homem, esse tinha todos os poderes de Deus ele era "sua imagem e semelhança", porém a criação falhou e o modelo inicial teve que ser repensado. 

IMG_9620

Quando uma nova questão ia aparecendo Deus fazia questão de aponta-las na Bíblia, mostrar que o humano era tão estúpido que ele não tinha percebido o obvio escrito de forma tão clara. Eu preferia parabenizar o autor por ter pesquisado antes de mergulhar em uma história tão louca que poderia ter ficado bizarra, ou até mesmo ofensiva aos olhos de muitos. Alias, Alexander você recebeu críticas sobre o fato de ter usado um tema tão delicado como Deus?

IMG_9622

Em todo o enredo é notável que o autor gosta de ressaltar que tudo na vida tem várias verdades, a minha, a sua, a dele, e que nenhuma é pura, ou maldosa em sua totalidade, até Deus pode ser bem egoísta as vezes. Posso dizer que "Os demônios de Deus" é o tipo de enredo que mexe com você, muitas questões são levantadas, questionadas e discutidas, mas não indico a leitura para aqueles que tem uma "verdade absoluta" sobre Deus, é necessário ter a mente aberta para se deliciar com a leitura.

Achei alguns trechos um pouco confusos e algumas passagens poderiam ser mais enxutas, mas a leitura é fácil e rápida, os questionamentos foram sempre relidos, pois eu queria entender por completo o ponto de vista do autor, os capítulos são curtinhos e a diagramação deu ritmo a leitura. Amei o desenrolar dos primeiros mistérios, a narrativa foi bem construída e segurou o suspense até a hora certa, espero que a continuação seja tão empolgante como os últimos capítulos desse livro.

IMG_9626

Algumas passagem com um tom sexual entre o Rodrigo e a enteada me deu um pouco de nojo, não pelo o que estava escrito, mas pelo que se entende daquela relação que deveria ser tão pura, mas o motivo começou a ser revelado e espero que tudo seja justificado. O livro não se resume na conversa entre Deus e Rodrigo, ainda aparece o Demônio, anjos caídos, rituais e outros mistérios que se eu der mais detalhes vai ser um tremendo de um spoiler, haha. RECOMENDO!


bonne nuit, bonne chance

11 comentários:

  1. Olá Neyara! Tudo bem?
    Ual que livro impactante! Nossa não sei o que falar, não sei se curiosidade é a palavra certa para se usar diante de uma obra tão complexa como essa.
    Se eu lerei um dia esse livro? Talvez. Quando eu estiver com a mente bem aberta, creio que a leitura fluirá bem! Mas agora acredito que não é a hora certa para conhecer melhor a escrita de Alexander.
    Ademais quero parabenizar pela resenha, ficou bem exposta a sua opinião diante da obra comentada. Parabéns o/
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  2. é um enredo instigante, realmente inteligente e diferente. Estou com o livro para resenha e espero gostar. O autor, ao que vejo, fez uma boa pesquisar. Não acredito em deus ou na bíblia, mas acho que essa leitura traz informações interessantes.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu estou apaixonada na sua resenha, eu nunca tinha me interessado tanto por um livro rsrs, eu adoro conhecer mais sobre os mistérios do universo e acredito que uma conversa com Deus seria bem legal rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá querida.

    Tudo bom?

    Já tive a oportunidade de ler o livro e adorei o divã, o autor foi brilhante na história e claro que as insinuações entre ele e a enteada deve ter um motivo bem relevante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiee.

    Ainda não tenho este livro e confesso que fiquei um tanto curiosa.
    Espero gostar assim como você

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Menina, estou DOIDA por esse livro! Não esperava dele algo tão intenso e provocativo… A Editora não conseguiu me enviar o exemplar, mas pretendo comprá-lo se for o caso. Gostei muito da ousadia do autor e do modo como ele parece ter conduzido o enredo. Não sou adepta a interpretações literais, mas na literatura tudo é possível. :) Acho que sentiria certo nojo, também, com a conotação sexual entre o Rodrigo e sua enteada, mas lerei com o coração receptivo. Além disso, temo um pouco o comportamento profissional de Rodrigo. Sou psicóloga e sofro com o modo errôneo com que o terapeuta é geralmente abordado – seja em livros ou novelas. É triste, porque tenho a sensação de que escrevem sobre algo sem antes se preocuparem em entender como funciona o processo. Apesar disso, noto que não foi o caso do autor. Estou realmente cheia de boas expectativas!

    Ótima resenha.
    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, nossa!!!que livro interessante, ja tinha visto ele em outros blogs mas não achei que fosse tão instigante e tão inteligente, quero ler.
    beijos
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Neyara, tudo bem?

    Não sei o que pensar. Bom, é um livro, sem dúvidas nenhuma, diferente e bem instigante. Não sei se eu iria gostar. Não é bem o tipo de história que eu costumo ler, mas é sempre bom conhecer coisas novas e que nos tirem da nossa zona de conforto, né? Dica anotada!

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Acho que essa é a segunda resenha que leio do livro e confesso que fiquei intrigada por tal conversa, um ponto que me deixou curiosa é o autor de criado uma outra tentativa de homem antes de Adão, pena que ele em alguns momentos deixou a leitura um pouco confusa, essa parte que você sentiu certo nojo acredito que também sentiria.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. Nossa, imagino que seja cheio de metáforas e significados ocultos que valem uma reflexão após a leitura. Nem lembro quando foi a última vez que eu quis tanto um livro que nem eu quero esse.
    Bjuss
    https://blackisthenewhappy.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu achei o enredo muito interessante, ainda mais que nunca vi algo parecido. Provavelmente o autor está criando muita polêmica e recebendo muitas críticas, pois esse é um assunto considerado tabu para muitos. Fiquei muito curiosa para ler, mas desanimei ao saber que tem continuação. Estou fugindo de séries no momento. Beijos!

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...