quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

[Livro] Perfume de Hotel: Chile - Carla Pachêco

Perfume de Hotel

Aproveitei o feriado de natal para me deliciar com a viagem de Carla Pachêco ao Chile, seu segundo livro relata os detalhes de sua ida aos Andes, um sonho que era pra ter sido realizado na época de sua lua de mel, mas que precisou ser adiado devido uma oportunidade imperdível de conquistar a casa própria.

Assim como na primeira vez (Perfume de Hotel: Nova York - Resenha), o "cunhado" apareceu com a ideia de viajarem, mas agora o destino seria o Chile, uma aventura que duraria 7 dias e seria feita por 4 casais. Tudo já estava planejado e combinado, só faltava Carla e o marido aceitarem a proposta, eles não pensaram duas vezes e claro que embarcariam nessa também.

O voo já foi bastante emocionante, Carla e o marido (os dois são médicos, ela trabalha na parte de terapia intensiva, e ele cardiologista) tiveram que fazer um atendimento as pressas dentro do avião, uma passageira tinha se engasgado com um chiclete na boca por enquanto dormia, aquela hora que lembramos dos conselhos de nossas mães "menina não dorme com bombom na boca que você vai se engasgar!", haha.

Perfume de Hotel5
O encanto, os sabores e a sedução dos perfumes.
Perfume de Hotel3
Perfume de Hotel chegou carinhosamente embalado

Todos em terras chilenas é hora de visitar os Andes, conhecer as vinícolas, as histórias de Pablo Neruda, os pratos, as danças, a cultura local, se deliciar com a paisagem... ah as paisagens! A viagem foi bem corrida, mas bastante proveitosa, não descansaram um só minuto, mas aproveitaram ao máximo, e cada segundo valeu muito a pena.

Nesse segundo livro é notável o amadurecimento da escrita de Carla, a narrativa é mais continua, as descrições são melhores construídas, e a transição de uma passagem para outra é mais suave. Em Perfume de Hotel: Nova York a autora acabava pecando devido a emoção e as lembranças estarem acima da razão utilizada para escrever, já em Perfume de Hotel: Chile, você nota essa emoção mais contida, mais "racional", porém a sua narrativa continua tão contagiante quanto o primeiro.

Perfume de Hotel4
Perfume de Hotel2
As últimas páginas são dedicadas as fotos da viagem, dessa vez tem fotos da Carla e do marido :D

Por enquanto me deliciava com as aventuras de Carla pelo Chile, lembrei de quando fui para Argentina, eu tinha apenas 5 dias para me apaixonar por aquele lugar que eu tinha feito tantos planos antes de viajar, e foi isso que eu fiz, as vezes não dava tempo nem de almoçar, mas quem se importava, tudo era tão magnífico que a fome ficava para depois.

E claro, é inevitável falar sobre o Chile e não falar sobre vinhos, e eu não poderia deixar de associar as muitas visitas da Carla as vinícolas com o meu trabalho na Adega Free, cada história que ela relatava como a lenda do Casillero del Diablo, ou as curiosidades sobre o Coyam eu lembrava de quando descobri essas histórias, ou alguma curiosidade relacionada aos clientes e aos vinhos citados. Alias, muitos adjetivos que ela utilizou para descrever a viagem como um todo, são os mesmos que utilizamos para descrever os vinhos, e isso deixou uma magia muito especial em todo o livro.

Perfume de Hotel6
Perfume de Hotel7
Detalhe do carimbo do Chile com a data da viagem.

Acho que o grande "barato" dos livros da Carla são essas associações que fazemos com as nossas vidas, eu nunca fui ao Chile, mas a viagem dela me trouxe muitas recordações, seja as músicas que ela lembrou, os filmes que ela citou, as brincadeiras, enfim... é algo tão próximo e tão gostoso de ler que te deixa com um gostinho de quero mais, e creio que ela também está louca para escrever o Perfume de Hotel 3, 4, 5... alias qual o seu próximo destino?

Carla Pachêco é carioca, médica, turista e escritora, mora em Maceió desde os 15 anos e começou a escrever a série Perfume de Hotel após sua viagem para Nova York, local onde foi um divisor de águas em sua vida. Obrigada pela oportunidade de sentir o prazer desse perfume e pelo carinho de sempre.


Mais Informações:
- Compre na Livraria Cultura: AQUI.

11 comentários:

  1. Oiee ^^
    Ainda não li os livros da autora, mas parecem ser muito legais. Sempre vejo os blogueiros elogiando Perfume de Hotel.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Neyara, tudo bem?

    Não conhecia o livro, tampouco a autora e me admirei por saber que já há um outro livro escrito por ela. Pelo que pude perceber ele é meio autobiográfico, certo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá gostei bastante da sua resenha, parabéns. Já vi vários comentários bastante positivos em relação a este livro, mas no momento não me sinto motivada nem curiosa para lê-lo.
    Mas quem sabe em breve...
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu me interessei pelos livros da Carla desde quando li a resenha de Perfume de Hotel: Nova York. Achei a premissa bastante interessante. Devem ser histórias fascinantes e encantadoras. Quero muito ler@
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyara, eu tenho amigas que leram esse livro e adoraram. Me comprometi a ler mais nacionais esse ano, quem sabe Perfume de Mulher entre na minha listinha.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  6. Olá Neyara!
    Estou vendo muitas resenhas desse livro e todas são muito positivas. A cada uma delas fico muito curiosa para ler o livro. O book trailer é lindo e chama muito atenção de quem vê. A música é maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Uau, esse livro realmente bombou entre os blogs nesses últimos meses. Diversas resenhas, acho que tá sendo ótimo para a autora.
    Acho super bacana o tema; mesmo nunca ter tido vontade de conhecer o Chile. Que bom que a escrita dela melhorou, mas acho que um livro onde tem tantos relatos de viagens talvez (nao sei nesse caso) poderia ficar interessante a carga de sentimento que o autor coloca na escrita,

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Já li o livro e o que mais gosto é a empolgação da Carla para relatar suas viagens. Também acho que a narrativa e a descrição da autora melhorou muito do primeiro livro para esse. Mal posso esperar para acompanhar outra viagem.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que esses livros da Carla eram assim, mas gostei e agora estou bem interessada neles, hein! Ainda mais porque,assim como a Patty falou aqui em cima,me comprometi a ler mais nacionais esse ano...

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! E participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem??

    Eu não tenho vontade de ler o livro, mas acho ideia da autora bem promissora... porque evidenciar nos livros as viagens é uma ótima vantagem principalmente para quem gosta muito de viajar... pode ser que até encontre dicas para conhecer alguns lugares... eu acredito que terá sucesso... Xero!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Esse livro não é muito meu estilo, não gosto de histórias tipo diário de viagem. Mas talvez esse volume 2 eu lesse só porque também fiz uma viagem recente para o Chile, e percebi que a Carla foi em vários lugares que visitei, como as Cordilheiras, a casa de Pablo Neruda (fui em duas, rs), e vinícolas. A história do casillero del diablo é ótima mesmo, tenho uma foto lá dentro, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...