quinta-feira, 11 de setembro de 2014

[Livro] Quem, eu? - Fernando Aguzzoli

quem eu1

"Você colhe aquilo que planta". Esse livro é bem exemplo disso, Vovó Nilva dedicou parte de sua vida para cuidar de seu neto Fernando, e no dia que ela precisou, ele largou tudo para retribuir o carinho, mas a vida é tão divina, que amor gera mais amor, logo, mesmo depois da partida de Vovó Nilva, Fernando continua ajudando outras tantas vovós e vovôs que precisam de um carinho especial.

quem eu

Nilva de Lourdes Aguzzoli sempre foi uma mulher guerreira, daquelas que teve que enfrentar uma barra pra poder se sustentar e dar uma vida decente a filha. Começou a trabalhar cedo em uma fábrica, engravidou, mudou de cidade, se estabeleceu, aproveitou sua aposentadoria dançando em clubes da 3ª idade e no meio disso tudo ajudou a cuidar do pequeno Fernando.

quem eu5

O neto cresceu e passou no vestibular, foi ser filosofo, empresário e um dia quem sabe comunicólogo, mas Vovó Nilva começou a esquecer das coisas, o tal do Alzheimer tinha pegado ela na curva e a vida da família Aguzzoli teve que ser reorganizada. Aos poucos foram aprendendo técnicas para saber conviver com a doença, tentaram dar a maior qualidade de vida possível para ela, mas a vovó foi ficando cada vez mais dependente e Fernando virou seu pai, largou tudo e foi cuidar de sua nova filha.

quem eu4

O livro conta a história da Vovó Nilva, como ela descobriu a doença, o que mudou em sua rotina e como foram seus últimos dias, mas nada de tristeza, tudo regado a muito bom humor, sempre levando em consideração o lado bom dos fatos, afinal, se não podemos lutar contra a doença, vamos rir da cara dela. Porém como tudo não são flores, ele também cita momentos que falta paciência e sobra "raiva" de ambos os lados.

quem eu3

Fernando mostra fotos da vovó, os seus diálogos divertidíssimos, alguns vídeos que ela gravou (QRCode), e principalmente, ele colocou alguns cuidados para orientar famílias iguais a dele, que precisa de um guia para levar aquela situação da melhor maneira possível. O livro é uma explosão de amor e fofura, uma história linda e tocante que fez a Vovó Nilva ganhar muitos netinhos mundo a fora. Recomendo!

quem eu6

Coincidentemente, li a história da vovó no domingo e na terça seguinte minha tia faleceu, no livro tem um capítulo apenas sobre o luto, e parecia que as palavras do Fernando se encaixavam perfeitamente no meu momento difícil. Assim como a vovó, minha tia estava doente (câncer) há muito tempo, e devido as consequências do tratamento, ela estava cada vez mais dependente de todos, algo que deixava ela muito triste. Sua partida trouxe a certeza que finalmente as dores dela cessaram, as angustias, o choro, a paz em seu coração tinha se estabelecido novamente, assim como a Vovó Nilva.

quem eu7

Mais Informações:
- Fanpage: https://www.facebook.com/vovonilva?fref=ts
- Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/392359
- Compre: Editora Belas Letras - Livraria Cultura -

Lançamento de "Quem, eu?!" na Saraiva - Fortaleza/CE

Bonne nuit, bonne chance.

9 comentários:

  1. Estou anciosa para ler este livro, ja ouvi muita coisa sobre ele!! muito bom o seu post, Parabens!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyara, a história da vovó Nilva e o cuidado do Fernando para com ela é de uma leveza e alegria (mesmo com a situação da doença e posterior passagem) que nos fazem pensar que é dessas pessoas que o mundo precisa.
    parabéns pela resenha.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Neyara, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, não fazia ideia do tema que abordava, e apesar de você ter falado que tudo é regado de alegria e momentos bons, fiquei com uma vontadezinha de chorar. Muito bonita a atitude do Fernando em largar tudo para cuidar da sua avó. Como fui criada com meus avós, acho que eu também faria isso :') E sinto muito pela sua tia, meus mais sinceros sentimentos (sei quão doloroso é perder um tio).

    Beijinhos e uma maravilhosa semana, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro a sinopse em si já é maravilhosa, quanto mais amor doa, mais amor recebemos, quero ler o livro e ver essa linda história de amor de doação sem receber nada em troca , esse é o verdadeiro sentido do amor. abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, sinto muito pelo falecimento da sua tia, que vc fique bem....
    O livro eu já conhecia,mas ainda não tinha lido uma resenha tão emocionante como a sua, adorei..parabéns,espero lê-lo em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Esta história de vida me encanta. Claro que ficamos triste, mas a forma como o Fernando cuida dela, mas fascina e mostrar que devemos ser diferentes.

    Beijos
    www.amorliterario.com


    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, parece ser um livro bem diferente do que se vê por aí... Proposta inovadora...
    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/ e participe dos meus sorteios Sorteio de uma NAKED 2 e Sorteio de um Kit Cinéfilo

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor!!
    Que história linda e comovente, eu estou muito, muito curiosa com essa obra! Achei lindo o que ele fez! Um livro especial!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Neyara, que livro delicada e lindo
    esse carinho entre neto e avó e o engajamento dele e da família em cuidar dela com Alzheimer é lindo. Eu estou encantando com os pontos tocados e leria com toda certeza!
    Amei <3

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...