sábado, 27 de setembro de 2014

[Livro] Perfume de Hotel - Carla Pachêco

IMG_8439

Lugares que eu tenho vontade de conhecer são o México e o Japão, quero respirar a cultura deles, sentir a energia deles, descobrir os segredos do povo deles, quero viver um pouco desses mundos que sempre me fascinaram e que aguçam a minha curiosidade. Um dia realizo meu sonho, mas por enquanto, posso ir conhecendo os outros lugares que separam o Japão do meu Ceará, fazendo uma parada obrigatória no México, até chegar do outro lado do mundo.

Conhecer Nova York sempre foi o sonho da Carla Pachêco, e um convite inesperado de seu cunhado divertidíssimo fez com que tudo vira-se realidade. Alcançar algo tão almejado se torna um divisor de águas em nossas vidas, faz com que se tenha coragem de continuar lutando por outros sonhos, outros desejos, outras ansiedades, colocar em prática o que ficou por tanto tempo esquecido em nossas rotinas.

IMG_8232
Recebi o livro embalado como se fosse um convite para um sonho.
IMG_8470

Perfume de Hotel é um diário de viagem, Carla conta tudo o que aconteceu em sua ida a Nova York, os pontos que conheceu, restaurantes que frequentou, os meios de transporte que usou, lugares que não gostou, e principalmente, ela relata as sensações que a cidade proporcionou, as memórias que resgatou.

Entre um passeio e outro, Carla vai puxando da memória eventos do seu passado, como o momento que conheceu o seu marido, ou uma saia justa que passou na faculdade, fazendo com que cada pedacinho de Nova York ganhe um significado especial. Além disso, ela recorda os diversos filmes que usam a cidade dos letreiros luminosos como cenário, fazendo com que outras histórias também façam parte daquele momento.

IMG_8463
IMG_8474
No final do livro existem uma série de fotos de Nova York tiradas pela autora.

Todas essas cenas que parecem soltas vão sendo costuradas pelas sensações da autora ao andar pela cidade, ou ao recordar de seu passado, ou ao lembrar dos filmes que assistiu, tudo recheado com muita emoção fazendo com que o leitor se transporte para dentro do livro e viaje junto com a autora. Tenho que comentar que uma das coisas mais lindas que achei no livro, foi a forma que ela fala do marido, as páginas parecem transbordar de amor e cumplicidade s2

A leitura é bem leve e divertida, a linguagem é informal, a autora faz uso de gírias e expressões orais, o que da a sensação de que a Carla está sentada do nosso lado, segurando um álbum de fotografias, contando todos os detalhes da viagem, com direito a gritinhos e boas gargalhadas. O trabalho editorial da Chiado Editora também está muito bem feito, a escolha da capa nos remete imediatamente a cidade cosmopolita tão citada nos filmes, e claro, a Chanel

IMG_8466
IMG_8487

O que eu acrescentaria em uma próxima edição são os rodapés nas páginas que possuem frases em inglês, por mais simples que elas sejam, é sempre bom ter a tradução. No inicio do livro acrescentaria um aviso sobre os spoilers dos filmes citados, pelo menos referente ao filme Lembranças, já que é revelado o desfecho do filme. Adicionaria também uma passagem para Nova York para cada leitor que adquirir o livro, haha.

IMG_8456

Carla Pachêco é carioca, médica, turista e escritora, desde os 15 anos mora em Maceió, Perfume de Hotel é seu primeiro livro, mas espero que esse seja só o início de uma coleção sobre diversas cidades pelo mundo. Carla quero agradecer a parceria e o carinho que teve com o blog, você é um amor e merece muito sucesso!

Mais Informações:

7 comentários:

  1. Eu ainda não li esse livro ainda, mas já li algumas resenhas sobre ele. Gostei muito da premissa do livro e ele já esta na minha lista de leituras.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro parece ser extremamente interessante. Eu amo tanto viajar, conhecer novos povos, lugares e culturas. Adoro novos cheiros e comidas, amo ver paisagens rústicas e selvagens...Enfim.
    Esse é um livro de que necessito.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser um livro muito bom, o design dele é perfeito, rs.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Neyara,
    Ótima resenha, faz tempo que estou tentando sentir esses sabores que a Carla sentiu e nos passa através de seu livro. está na lista dos meus livros a serem lidos.
    bjs
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Achei o livro muito interessante, muito mesmo, eu não costumo viajar muito mas gostaria de poder fazer viagens com mais frequência. Porém tenho tantos livros pra ler e eles se acumulam tanto a cada dia que vou confessar não tive interesse de ler o livro embora ache a ideia bem original.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não li ainda, mas não gosto muito de biografias.
    Mas esta leitura me parece demais

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li a obra da Carla e ameiiiiiiiiiiiiii! Não sou muito de ler biografias, na real costumo ler poucas, mas adorei essa, por ter os pensamentos diretos da autora e seus sentimentos! Parabénssssssss pelo texto! Amei
    Beijos

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...