quarta-feira, 17 de setembro de 2014

[Livro] A Condessa de Assis: Tomo I - João Paulo Foschi

IMG_8273

Século XIX, época em que o Brasil era administrado por reis e rainhas, os negros eram escravizados, os brancos eram separados entre ricos e burgueses, e todos os atos eram minimante criticados por pessoas conservadoras. Lorena Duarte Valão sonhava em ser livre, queria ter a vida das heroínas de seus folhetins, precisava encontrar um grande amor para ser feliz.

Os dias se passavam e a cobrança por parte de sua mãe só aumentava, ela tinha que se portar como um dama, mostrar para a sociedade que era uma boa futura esposa, e que estava disponível para casar-se. Lorena soube que uma de suas melhores amigas estava prestes a se casar com o homem mais cobiçado da cidade, Rafael Abrantes, seu eterno amor, mas como o destino poderia ser tão sacana assim?

IMG_8282

A festa do Cassino Fluminense se torna o local perfeito para Lorena descobrir um pouco mais sobre o novo casal, mas sua petulância acaba assustando Rafael e afastando sua amiga. As negativas dele só fazem com que a moça tenha mais vontade de te-lo ao seu lado, e ela não ia medir esforços para isso, mesmo que fosse necessário fazer intrigas, mentir e porque não matar?

Paralelamente aparece Atílio, um homem charmoso que perdeu a esposa muito cedo, mas que esta preparado para refazer sua vida, e Lorena parecia a esposa perfeita, mesmo indo contra as vontades de sua mãe, mulher amarga que não mede esforços para impedir a aproximação deles. A titulação de Atílio oferece a Lorena a chance de andar entre os nobres, e se aproximar da Princesa Isabel e suas ideias abolicionistas.


IMG_8277

A história vai se desenrolando na medida que Lorena vai juntando as armas para se vingar de todos que um dia fizeram pouco dela, o crescimento da personagem é incrível, você vai percebendo que a cada tombo a menina petulante e sonhadora vai se transformando em uma mulher forte, e cheia de garra para lutar pelo que deseja, e que nada e nem ninguém vai detê-la.

Os personagens foram muito bem construídos, tendo altos e baixos, porém sem perder a essência e a individualidade de cada um. A trama foi bem elaborada tendo como plano de fundo a história do Brasil, personalidades como D. Pedro II e Princesa Isabel fazem uma participação especial no enredo, mas de grande importância para entender a relação dos personagens.


IMG_8280

Os capítulos são curtos e de fácil leitura, o autor usa uma linguagem similar aos clássicos, mas nada que dificulte a vida do leitor, apenas faz com que a história fique mais realista, os termos de época trazem os seus significados no rodapé da página, o que permite que se ganhe um novo vocabulário. A capa está lindíssima e a revisão impecável.

O autor possui uma escrita bem fluida, a história é envolvente e o livro termina com um gancho gigante para matar o leitor de curiosidade por enquanto a segunda parte não é lançada. Confesso que esperava mais de Lorena, a história é bem linear, sem altos e baixos, porém acredito que na continuação, o Tomo II, esses altos vão ser constantes, pois a protagonista ganhou um novo amigo e novas vinganças. Recomendo.

IMG_8283

João Paulo Foschi é cearense, professor de francês e um eterno apaixonado por história do Brasil, A Condessa de Assis é a sua primeira publicação, e espero que não seja a única, pois João mostrou ser um autor de talento e com uma bagagem incrível para elaborar as suas histórias.

Mais Informações:
- Facebook: https://www.facebook.com/acondessadeassis
- Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/401480-a_condessa_de_assis
- Compre: Livraria Schoba - Livraria Cultura -

8 comentários:

  1. Oi tudioo bom/
    Eu achei a historia incrivel pela sua resenha,fiquei curiosa quanto ao destino de Lorena,será que com o passar do tempo ela se tornaria uma pessoa melhor? tipo viver sua vida esquecendo de se vingar de se tornar uma pessoa ruim?
    me pareceu bem envolvente,amo livros assim que mexem com nosso imaginario,que começa com uma historia legal lembrando casos que ja aconteceram na nossa historia..
    Adorei...
    Mais um para minha listinha de curiosidade
    mil bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyara!
    Menina a história parece ser muito boa, com ação e enredo instigante. Apesar de não ser meu estilo literário favorito, eu até apostaria na leitura.

    beijo

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este livro é ótimo.
    Pena que meu livro nem é autografado rs.

    Linda resenha e estou ansiosa para ler o segundo volume

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Neyara gostei da sinopse muito bom ver a personagem crescer no livro seja através do sofrimento o que se torna aprendizado . Gostei de sua resenha e vou ler com certeza o livro. beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Neya!
    Adorei sua resenha e a forma que abordou os tópicos, eu no geral tenho um pouco de preconceito com livros que abordam a escravidão, filmes também,eles costumam ter uma abordagem meio pesada que eu não gosto nesse tipo de leitura! Esse por sua resenha, acabou atraindo minha atenção! A capa é linda também!
    Parabéns!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Neyara!
    Eu adorei a história. Só fiquei meio confusa na parte que você escreveu "...ela não ia medir esforços para isso, mesmo que fosse necessário fazer intrigas, mentir e porque não matar?" isso você estava falando sobre a protagonista? Mas enfim, tirando essa parte eu adorei a história e fiquei curiosa para saber mais sobre Lorena e sua vingança.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que eu sou do tipo que ainda compra um livro pela capa, e com certeza compraria esse...
    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/ e participe dos meus sorteios Sorteio de uma NAKED 2 e Sorteio de um Kit Cinéfilo

    ResponderExcluir
  8. Olá Neyara, tudo bem?

    O livro parece, acima de tudo, histórico. Tem algum tipo de romance nele ou minha impressão foi a certa?

    Beijos

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...