domingo, 29 de setembro de 2013

[Livro] Amazônia: Um caminho para o sonho - M.C.Jachnkee

amazonia

Sabe aqueles livros que te dão vontade de viajar?! Quando terminei de ler Amazônia tive vontade de comprar uma passagem e refazer todo o percurso citado no livro, e incluir algumas cidades que eu já tinha vontade de conhecer. A Marli escreveu o livro com tanta riqueza de detalhes e realismo, que fica impossível não ter vontade de ir lá e ver tudo de pertinho, experimentar as comidas, conversar com todos.

Rafaela é uma menina super inteligente que sonha em ser escritora, Amazônia vai ser a sua inspiração e onde ela vai poder se conhecer um pouco mais, e quem sabe encontrar um amor. Camila é do tipo brincalhona, adora dormir um pouco mais e sonha em conhecer seu amigo virtual Maurício. Ana Carolina é do tipo que acredita que devemos lutar por nossos sonhos, e o dela é encontrar onde a estrela dela brilha. Joana é centrada, responsável, e batalhadora.

Amanzonia3

As quatro amigas decidem passar as férias na Amazônia, Daniel, tio de Joana, é o guia das meninas, um homem por volta de seus 40 anos que sabe tudo sobre história, e vai ajudar as meninas nessa jornada, sem contar que é super charmoso. A aventura deles dura 10 dias, começa em Manaus (lugar que me lembrou muito de uma querida amiga minha, que morou durante anos lá e sempre me contava as histórias da cidade), depois foram para Parintins, Santarém, Fordlândia e Belém.

O livro não é um romance tradicional, é um livro de história que traz o romance nas entrelinhas, mas que deixa o leitor com vontade de ver uma continuação com o romance sendo o foco do livro. A autora fez questão de falar dos marcos de cada cidade contando a história de cada um deles, levantou algumas discussões sobre a biopirataria e sobre o abandono do governo, contou algumas lendas e crendices, falou de alguns sucos e pratos típicos, e deu uma lição de vida.

Amazonia4

Sabe o que o livro tem de negativo? Ele mostra de forma bem realista a "alienação" que as pessoas tem sobre o Norte e Nordeste, o que acaba sendo um ponto positivo pra escritora, pois ela conseguiu retratar esse detalhe de forma bem realista. Confesso que em certas passagens em que os personagens se surpreendiam com o fato das cidades visitadas serem civilizadas, me dava vontade de sacudir cada um deles e perguntar em que século eles achavam que o N e o NE ficaram presos, incluo o meu NE nessa revolta (mesmo o livro não citando o NE) pois assim como o pessoal do N é comum escutarmos absurdos sobre a nossa terra, tipo o Danilo Gentili na sexta dizendo que Belém fica no NE, alguém viu?!

O livro tem uma linguagem fácil, a leitura é leve e envolvente, que te faz mergulhar nas histórias dos personagens que as meninas vão conhecendo ao longo do caminho. A autora conseguiu trazer um conteúdo didático de uma forma bem dinâmica, que você aprende a história e lenda dos lugares citados, sem se tornar algo chato, ou cansativo. Me identifiquei muito com a Rafaela, os sonhos dela, os medos, a teimosia, mas amei o desfecho da Ana Carolina, e a coragem dela lutar por seu sonho. Ana quero te visitar e conhecer o seu trabalho um dia ;D

Amazonia2

Marli Jachnkee é de Blumenau-SC, mas mora em Ascurra (cidade das quatro amigas), já morou durante um ano em Cusco-Peru. Para escrever Amazônia: Um caminho para o sonho ela precisou de uma extensa pesquisa e conviver com os nortistas por um tempo para dar realidade para a obra que já está ganhando continuação. E a lição do livro?! 

Acredite nos seus sonhos, e não desista deles!

8 comentários:

  1. Adorei a história, parece ser bem envolvente e criativa!
    Amei a resenha.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyara, amei suas palavras na resenha. E não é assim que a maioria pensa sobre o Norte? O livro sofre um determinado preconceito por se tratar da Amazônia e muitos escreveram, em comentários, que não querem ler um livro que fala sobre mato! Olha a ideia! Espero com o livro, um dia, poder invadir as casas dos leitores e mudar a ideia que a maioria tem sobre uma região tão linda. Beijinhos no coração, princesa.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o livro, diferente e a capa é linda.
    Beijos

    www.frescurasdemulherzinha.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse livro, parece ser muito bom. Achei interessante.

    Participe dos Sorteios no blog.

    Plumas e Paetês
    Fanpage
    Youtube

    ResponderExcluir
  5. Todos tem lutar pelo seu sonho. Parece bem interessante este livro, ainda não li.

    Beijos

    Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a historia, uma pena eu não ser chegada a ler :S

    Gostaria de ler mais... Beijokas! Ah estou segindo aqui.
    www.blog-flordeliz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bacana. Muito interessante esse livro, não é meu segmento favorito, mas despertou meu interesse, Algumas coisas por si só as pessoas olham e falam, que coisa chata, e se tratando de historia regionalista, são poucas as pessoas gostam de ler, grande maioria torce o bico, e quando um autor que se dispõe a pegar um assunto que aparentemente não agrada, e trabalha em cima daquilo para transformar em algo prazeroso, ele assume um desafio e quando ele vence esse desafio, não resta duvida que o resultado é maravilhoso.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...