domingo, 30 de junho de 2013

Minha vida sem vesícula - #ProjetoVerão


No começo do mês eu fui bater no hospital com fortes dores na barriga, nas costas, falta de ar e enjoo, parecia que eu tava infartando, mas era só as minhas pedrinhas que eu guardava na vesícula desde 2007 que resolveram se manifestar. Sempre fui aconselhada a fazer a cirurgia e remover de vez a vesícula, antes que ela inflamasse e eu tivesse que ser operada as pressas, mas por medo fui adiando, adiando, adiando, até que começou as crises.

Fiz a cirurgia no dia 11 e diversas pessoas me perguntaram como é a cirurgia, o que eu sentia, como é o pós-operatório e etc. Essas pedrinhas são bem comuns, elas podem ficar guardadas sem qualquer sintoma por um longo tempo, são descobertas através de uma simples ultrassonografia. A vesícula é o órgão onde se concentra a bílis, um líquido que ajuda na digestão da gordura, e as pedras são formadas devido alguma alteração nela.

A cirurgia é bem simples, é feita por laparoscopia, que é pouco invasiva e a recuperação é rápida. Eu tive 4 pequenos cortes, 1 dentro do umbigo e outros 3 com 1cm mais ou menos, a cirurgia durou menos de 1h e no dia seguinte eu já estava em casa. Tirei cerca de 20 pedrinhas esverdeadas e a vesícula. A recuperação é igual a qualquer outra cirurgia, passei alguns dias de repouso, o local incomodou um pouco, senti alguns enjoos, mas nada demais.

O chatinho é o cuidado com a alimentação que tem que ter por um longo tempo. Passei 1 dia sem comer e beber absolutamente nada, depois entrei na fase dos líquidos, passei 3 dias só tomando sopa e derivados, depois comecei a comer sólidos, vou ficar até setembro só comendo coisas saudáveis, nada de massas, frituras e gorduras, só coisa saudável e sem direito a "dia de lixo". Dizem que se você comer qualquer gordurinha, a dor é insuportável. Eu prefiro não arriscar ;)

E como tudo na vida tem seu lado positivo, essa dieta "forçada" veio como incentivo para que eu retorne ao #projetoverão que eu tinha começado no começo do ano, ou seja, vou perder aqueles quilinhos que eu tanto queria. A balança já começou a mostrar os resultados, e quando eu for liberada quero voltar a fazer exercícios, e assim espero conseguir manter o peso alcançado no final.

LilySlim Weight loss tickers

2 comentários:

  1. poxa ainda bem que deu certo e a recuperação esta sendo boa
    =D
    fique bemm
    preciso emagrecer haihauihaua

    ResponderExcluir
  2. desejo sorte na sua recuperação e no projeto, para abalar no verão 2014!!

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...