segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Meme das Antigas II [9/16] - Em 2011 eu pela primeira vez...



Eu lecionei oficialmente pela primeira vez. Nesse ano me tornei monitora institucional da faculdade e um dos projetos da monitoria, é ajudar alguns alunos com alguma dificuldade com programas gráficos (Photoshop, Illustrator e InDesign). Então essa ajuda rolava todas as segundas, onde eu levava alguns exercícios para eles treinarem as ferramentas, ou tirava algumas dúvidas especificas, e ajudava na realização dos trabalhos (eu não fazia por eles, claro, só ajudava a fazer com que as ideias deles virassem realidade).

Tive alguns desafios durante o ano, e dois casos foram os mais marcantes. O primeiro foi ajudar uma menina que NUNCA tinha pegado em um computador na vida, usar programas de edição de imagens, sem ela saber nem se quer salvar uma imagem da internet, ou usar o Ctrl C + Ctrl V. Chegar no final do semestre vendo que ela tinha conseguido diagramar uma revista quase sozinha, me deixou bem orgulhosa, principalmente pq ela sabia explicar tudo o que ela tinha usado, e pq tinha usado. *.*

Segundo caso foi ensinar uma menina com deficiência auditiva e baixa oralidade, sem ter interprete, pois ela não sabia libras, e com a mãe da mesma me cobrando e protegendo a filha o tempo todo. Apesar do estresse, no fim deu tudo certo, consegui fazer com que ela me entendesse e vice-versa, e apesar dos sapos que eu engoli por causa da mãe dela, consegui mostrar minha revolta em algum momento, que espero que ajude na independência da menina dentro da faculdade e na vida.

Sem contar os outros detalhes, pessoas mais velhas com aversão a tecnologia, conversas paralelas, pessoas no facebook, níveis de interesse diversos, enfim... No todo, foi uma experiencia bem gratificante, nunca imaginei que eu poderia gostar de ensinar, nem que algum dia poderia levar em consideração essa profissão para a minha vida. Também aprendi muito sobre limites e paciência, sobre pessoas e o principal: professor não e cego, ele só fingi que é cego para "evitar a fadiga", huahua.

Enfim, lecionar foi uma das coisas mais marcantes de 2011 que eu fiz pela primeira vez, e existe outra coisa que também foi bem marcante, mas é segredo, haha. =*

O que você fez pela primeira vez em 2011?

3 comentários:

  1. Admiro quem tem dom para lecionar!
    Eu preciso trabalhar essa parte de paciência e dedicação.
    Deve dar muito orgulho mesmo. Parabéns!
    Kiss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita lá no blog!
    Suas "primeiras-vezes" foram muito marcantes! Eu ainda estou a pensar na minha rs...

    ResponderExcluir
  3. Lecionar deve ser mesmo um dom. Não consigo me imaginar fazendo isso, mas quem sabe algum dia eu me surpreenda.
    Creio que não fiz muitas coisas pela primeira vez em 2011, mas uma delas foi conseguir o meu 1º emprego, mesmo que tenha sido temporário foi bem marcante pra mim.

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir