segunda-feira, 3 de novembro de 2014

[Livro] Golfinhos e Tubarões: O outro mundo - Tais Cortez

IMG_8644

É a história de uma criança que perdeu seus pais de forma trágica, logo após o incidente, ela foi enviada para longe de sua terra natal evitando o contato com suas origens. Ela sempre se sentiu deslocada nesse novo mundo, seus pais adotivos não lhe deram amor, apenas cobravam um comportamento exemplar, mas na medida que ela foi crescendo coisas estranhas foram acontecendo, seus poderes foram aparecendo e tudo passou a ser assustador. Pessoas estranhas apareceram e convidaram essa criança, que agora era uma adolescente, a acompanha-los até uma escola onde ela poderia treinar e entender todos os seus poderes, lá ela descobriu que o mundo é bem maior do que ela imaginava, e que o inimigo só estava adormecido. Não estamos falando de Harry Potter.

A história de uma humana que se apaixona por um vampiro, mas o romance não era aconselhado, pois ele tinha um instinto assassino e poderia mata-la a qualquer instante. Porém ela era imprudente e acreditava que tudo poderia dar certo, mesmo que fosse necessário arriscar a própria vida para lutar por aquele amor. Ele lutava contra o seu instinto assassino, tentava se manter o mais distante possível para protege-la, mas era algo quase impossível, pois ela sempre estava se metendo em encrenca, e ele tinha que protege-la e evitar qualquer acidente. Não estamos falando de Crepúsculo

Golfinhos e Tubarões traz a história de Victória, uma garota que foi adotada por Ana e Greg, um casal bem sucedido que precisava manter a imagem de família feliz, mesmo sem amor, era necessário manter o status. Vic sempre se sentia estranha, parecia que aquele mundo não era o dela, sentia que algo não se encaixava. Aos poucos seus poderes começaram a aparecer, mas ela não tinha o controle deles, até que em um momento de raiva provocou um acidente envolvendo os seus pais adotivos.

Ana e Greg estavam apavorados com as mudanças de Vic, não sabiam o que fazer ou como agir, mas a solução logo apareceu, Lisa e Victor queriam leva-la para uma escola em que pessoas iguais a ela assistiam aulas onde compreendiam melhor as suas habilidades especiais e aprendiam a ter controle sobre elas e assim usarem a seu favor. Apesar de no inicio estranhar aquele novo ambiente, Vic logo fez amigos e descobriu que era mais forte do que imaginava, finalmente ela tinha encontrado o seu mundo.

IMG_8638

Era inevitável questionar o que tinha acontecido em seu passado, mas ninguém queria contar a verdade, todos queriam poupá-la da verdade. Alex parecia que escondia algo de sua história, tanto da dela como da dele, quanto mais ela se aproximava dele, mais ele fugia e dava respostas evasivas. Ele era um meio-vampiro que estudava na mesma sala que ela, e desde o primeiro momento ela tinha se apaixonado por ele, mas ele tinha se tornado uma grande incógnita em sua vida, um perigo declarado.

A história vai se desenrolando na medida que Victória descobre sobre o seu passado, a verdade sobre a morte de seus pais, suas habilidades raras e a aproximação de Alex. A comparação com Harry Potter e Crepúsculo é inevitável, parece uma colagem de cenas dessas duas narrativas com algumas modificações, o final passa a ser previsível devido essa semelhança, é fácil imaginar os próximos passos dos personagens, pois a linha de raciocínio é a mesma. Confesso que essa semelhança me incomodou, fiquei esperando o momento em que Golfinhos e Tubarões ia se distanciar das histórias originais e mostrar o seu próprio enredo, seu próprio dilema.

IMG_8662

No geral a leitura é bem agradável, a linguagem é de fácil compreensão, a escrita é bem gostosa fazendo com que o leitor se envolva de verdade, entre naquele mundo de vampiros e humanos super-poderosos facilmente. O mundo em que a autora criou foi bem construído, com personagens cativantes, e que deixa qualquer um ansiando para acordar com super-poderes e ir ter algumas aulas com Victor, o professor linha dura, ou Hugo, o professor mais interessante, ou Lisa, uma mãezona para todos, até mesmo a Dina, a chata sem resposta, ou até mesmo andar no avião de Heitor, haha.

A Victória é bem lenta para entender o que está acontecendo, muita coisa que acontece é de fácil compreensão, mas parece que ela sempre quer que alguém diga o obvio com todas as letras. Outra coisa, terminei a leitura sem entender que idade ela tinha, primeiro foi dito 16 anos, depois 18 anos, depois ela passou 18 anos na casa de Ana e Greg, e ela chegou lá com 5 anos, então ela tem 23 anos, fiquei na dúvida.

IMG_8672

Alex é tipo divo, você suspira sempre que Vic descreve seus lábios vermelhos, sua pela branquinha, seus cabelos negros e seus olhos azuis, ele é de tirar o fôlego, mas é tipo de vampiro que não curte sangue, logo ele cai na escala de personagens pegáveis. Ponto alto do livro é a turma de amigos da Vic, amei a escolha dos personagens, a personalidade de cada um, as conversas são sempre divertidas, e claro, sempre bate aquela invejinha quando rola a reunião das meninas para fofocar no quarto da Vic, e quem não gosta de um clube da luluzinha de madrugada?!

O trabalho editorial do livro está muito bem feito, revisão impecável, escolha da fonte e tamanho da letra perfeito, a capa está linda, só a qualidade do papel que deixa um pouco a desejar. Recomendo muitíssimo a leitura dessa aventura, principalmente para quem quer ter um pouco de nostalgia. 

IMG_8631

Tais Cortez é de Campinas, interior de São Paulo, formada em relações internacionais e economia. Golfinhos e Tubarões é o seu primeiro livro e foi lançado em agosto de 2013 pela Chiado Editora. Seu segundo livro é o O último homem do mundo e já faz um grande sucesso na Amazon. Obrigada pela oportunidade de conhecer o outro mundo!

Mais Informações: 

4 comentários:

  1. oie Neyara
    acho que as semelhanças com as outras duas obras me incomodariam. Isso é sempre um ponto que eu não consigo deixar de lado pra curtir a história, a menos que a trama ganhe vida própria e se distancie da semelhança, o que não parece ser o caso aqui. Não sei se eu leria, talvez não no momento, onde estou buscando tramas mais originais.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, Neyara!
    Obrigada pela resenha!
    Foi muito interessante ver sua perspectiva, o q gostou e desgostou, e o q mais a encantou.
    Concordo com vc q a turminha da Vic é bem divertida! Um grupo q qlq garota gostaria de ter rss...
    Qnd comecei a escrever GET, minha intenção foi escrever o MEU livro perfeito, com todos os elementos q eu amo desde criança: poderes paranormais, romances complicados, mistério e ação! E com ctz fui inspirada por X-Men, HP, Crepúsculo, entre outros! O engraçado é q até falam q lembra Fallen, embora eu nunca tenha lido esse! rs
    Q bom q, embora tenha incomodado essas semelhanças, vc ainda assim tenha gostado da obra!
    Agradeço ainda por ter organizado o Book Tour!
    Bjsss e sucesso ao blog :)

    ResponderExcluir
  3. Neyara, é sempre bom ler outras resenhas, assim vemos o quanto nos parecemos e gostamos de ler (independente do gênero), é uma maneira de instigar a leitores que preguiçosamente não tem mais se interessado por novos títulos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Ney, passou a mesma coisa que eu senti ao ler o livro.
    Acho muito legal essa oportunidade que temos de comparar os nossos pontos de vista com o ponto de vista de outros leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...