domingo, 10 de agosto de 2014

[Dica do Coração] Crítico Literário X Blogueiro Literário


Uma das coisas que me incomoda (e muito) são blogueiros literários se definirem críticos literários, não tiro a importância de nenhum dos dois, afinal, cada um mostra uma análise diferenciada sobre o enredo, baseada em diferentes argumentos, mas acredito que cada um tem que saber qual o seu lugar.

 Blogueiro literário é aquele que independentemente de sua formação acadêmica, relata como foi sua experiencia com o enredo do livro, baseado em seus gostos e suas vivencias. Sua relação é próxima com o material pesquisado.

 Crítico literário é aquele que possui uma formação acadêmica ligada a literatura, faz uma análise técnica do enredo do livro baseado em estudos culturais, filosóficos, sociais, etc. Sua relação com o material pesquisado é distante.


Hoje os dois possuem uma importância gigantesca como formadores de opinião, o blogueiro baseado na experimentação, o crítico na teoria, e diante do marketing 3.0, onde o que importa é o compartilhamento de experiencias, o blogueiro literário está ganhando cada vez mais espaço, e cada vez mais prestígio.

Confesso que sempre levo mais em consideração a opinião de blogueiros, pois é baseada em uma experiencia, e não nos estudos teóricos do crítico, mas sempre que escuto um blogueiro se intitulando um crítico literário, sinto que todos os cursos que a pessoa fez, todas as técnicas que a pessoa aprendeu, tudo o que ela trilhou para se tornar crítico então sendo jogados no lixo.

Eu amo o mundo dos livros, amo ler, amo pesquisar sobre os aspectos culturais, sociais, históricos e sei lá o que dos livros (forma), do enredo e da literatura em si, mas não me faz disso uma crítica, só me faz uma blogueira apaixonada por livros. Apenas! Por isso, cada um tem uma base, uma visão, e um objetivo, fazendo com que cada um tenha o seu quadrado, do mesmo tamanho e cor, combinado?! ;)

Bonne nuit, bonne chance

2 comentários:

  1. Adorei o post, Neyara. Acho que cada um tem que entender seu lugar nesse processo. Tbm vejo muitos blogueiros achando que tem o conhecimento necessário pra julgar uma obra, o que, na realidade, não acontece. Entendo que são formadores de opinião sim, e, assim como vc, eu tbm adoro procurar a opinião dos outros antes e depois de ler determinado livro (embora eu geralmente não leve em consideração as opiniões dos outros, hehe. Gosto de saber as coisas por conta própria).
    As resenhas de blogs, inclusive, não são profissionais. E muitas vezes são até tendenciosas, visto a quantidade enorme de parcerias que são realizadas com blogueiros e aquele medo de se indispor com a editora/autor do livro. Acho que já tô até mudando de assunto, haha.
    Não desmereço nenhum dos dois, mas assino embaixo: cada um no seu quadrado!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a comparação. E é verdade: não dá pra comparar o blogueiro com um crítico literário. Ambos são formadores de opinião, mas o relacionamento de ambos com a literatura é bem diferente. :)

    Beijo!

    Dyana Colares
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...