quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dia da Mentira - A guerra dos mundos - Orson Welles


Será que ainda da tempo de postar sobre o dia da mentira? Nunca entrei no clima dessa "comemoração", mas segunda vendo tantas postagens sobre a importância da verdade, sobre pegadinhas e blá blá blá (chaaaaato), lembrei de uma história que aconteceu na década de 30 que eu acho bizarra, um mal entendido que causou um verdadeiro pânico na população, mas foi um marco histórico para a comunicação em massa.

No dia 30 de outubro de 1938, ás 20h, Orson Welles (o mesmo do filme Cidadão Kane) estava dramatizando A Guerra dos Mundos de H. G. Wells pela rádio CBS. Durante 1 hora as músicas seriam interrompidas por relatos dramáticos sobre explosões em Marte e sobre a invasão de ET's que iriam vaporizar a terra com raios de calor. O programa também iria passar declarações oficiais do governo americano pedindo para a população ter calma. Sete mil homens lutariam contra a máquina de guerra marciana, mas só uma centena de sobreviventes sobrariam na trágica batalha em Grovers Mill, Nova Jérsei. O nosso mundo estava aniquilado.

Milhares de pessoas perderam o aviso inicial de que era só uma dramatização, então desesperadas começaram a fugir sem rumo, lotaram as estradas, se esconderam nos celeiros, e as que tinham armas em casa começaram a caçar os monstros e a atirar em tudo que pudesse parecer perigoso. Teve até pessoas enroladas em toalhas molhadas para se proteger do gás venenoso marciano, só pq relatavam que o gás era negro e podia agir como um incêndio. Ás 21h, Orson Welles anunciou novamente que era só uma dramatização, parte de uma brincadeira de Halloween.

A guerra dos mundos - Orson Welles

"Nós não podíamos ensaboar suas janelas e roubar os portões de seus jardins até o amanhecer, então fizemos o melhor que podíamos. Aniquilamos o mundo frente a seus ouvidos"
Fonte de pesquisa: AQUI.

Essa brincadeirinha mostrou ao mundo o poder da comunicação em massa, que bem feita pode levar as pessoas a acreditarem em coisas totalmente absurdas. Apesar de ter sido só um mal entendido, vale a pena recordar essa historinha no dia da mentira (cof cof cof, finge que é hoje, haha). Eu tenho algumas "mentirinhas históricas" preferidas de tão bizarras, e você?! Compartilhe, haha.

5 comentários:

  1. Meus professores da faculdade contavam muito essa história. loucura. a comunicação esta em tudo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. hum a história é maior do que eu pensava né
    amei a postagem amiga
    linda noite bj

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, maldade (rsrs).♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Imagina que loucura isso... maldade mesmo hahaha
    Ainda falo que quem trabalha com comunicação tem o poder nas mãos e as pessoas não acreditam...
    Eu queria trabalhar em uma dessas empresas de distribuição de energia no dia 21.12.12, só para sem querer querendo dar uma piscadinha na luz geral das casas e ruas.
    :x
    perderia o emprego, mas não perderia a piada <3
    hahahahahha
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...