quinta-feira, 14 de março de 2013

Organizando o quarto e o guarda-roupa


Uma vez comentei aqui no blog que organizar coisas é como uma terapia pra mim, mente e mãos ocupadas sempre me fazem bem, evita pensamento tolos e garantem uma boa noite de sono. Nesses dias eu estava dando uma geral no meu quarto, reorganizando coisas, separando e dando a elas seus devidos fins, sempre que faço isso sinto como se abrisse espaço para coisas novas, ou a oportunidade de utilizar coisas que tinham ficado esquecidas com o tempo. Que tal aproveitar o fim de semana e o feriado para fazer o mesmo? ;)

Imagem retirada do t w o b e e
Útil, doar e lixo: Que tal começar separando as coisas? Separe tudo que é útil para você, aquelas coisas que você usou nos últimos 6 meses, e que esteja em bom estado, assim você vai começar a ver o que de fato você tem. Não esqueça de separar o que precisa ser costurado, colado, pintado, pra no fim você dar um jeito nisso. Isso tudo vai voltar para os seus devidos lugares no fim da limpeza.

Separe em outro canto coisas que estão em bom estado, mas que por algum motivo você não usa mais, você pode doa-las ou vende-las em brechós e bazares. Não estou falando só de roupas, mas de postais publicitários, marcadores de livros, selos, etc, coisas que outras pessoas colecionam e que você pode mandar pra elas (conheço algumas pessoas que fazem tais coleções, se alguém quiser, eu posso ajudar a encaminhar tais coisas para elas).

Por fim, coloque no lixo o que de fato é lixo, pare de se apegar em coisas sem valores, jogue no lixo aquelas revistas (manda pra reciclagem) que você pretende ler "um dia", aquela "xerocoteca" (reciclagem também) sem sentido, as lembranças do ex (taca fogo), desapega amiga, abra espaço para coisas novas, histórias novas ;)

Imagem retirada do Dercio

Limpe, dobre, e organize: Depois das coisas estarem separadas, limpe tudo com produtos adequados, não só os móveis, mas as suas coisas também, como vidrinho de perfumes, batons, quinquilharias no geral. Adoro usar álcool para limpar, claro que em cantos que não mancham, mas eu adoro o cheirinho que fica, cheiro de limpeza. Dobre, desdobre e dobre de novo, deixe tudo direitinho para ser guardado.

Imagem retirada da Atrevida
Muda daqui, categoriza daliJá li em algum canto que se você muda a organização das coisas, faz com que seu cérebro trabalhe mais, pois você vai ter que parar para pensar onde é o novo canto de tal coisa. Verdade ou não, sempre troco a ordem das coisas,  afinal mudanças sempre fazem bem pra vida. Costumo organizar minhas coisas por categorias, exemplo os DVD's são organizados por estilo, os livros por autor e data de lançamento, roupas por ocasiões (aqui não tem inverno, logo não preciso guardar as tais roupas de frio no verão). Encontre suas lógicas para organizar as coisas de forma mais fácil e prática.

Imagem retirada do Atelie-deCor
Pastas, cestas, caixas e bolsas: O grande coringa para qualquer organização são esses itens, que além de ajudar na organização, pode dar um charme na decoração. E pra ajudar, que tal colocar etiquetas?! Pode ser as compradas em papelarias, ou as feitas artesanalmente, ou quem sabe colocar uma foto do conteúdo da caixa para identificar o que tem dentro, vale usar a criatividade.


Listas, listas e mais listas: Que tal fazer uma listinha com coisas que você precisa fazer e o que precisa comprar? Lembra das coisas que você separou pra conserto? Que tal listar o que você deve fazer com elas, e o que você precisa comprar, aquelas coisas que você nunca lembra, mas faz muita falta quando precisa.

Imagem retirada do Cores da Casa
Recicle, reutilize, invente: Por último e o mais divertido, que tal começar a inovar e reinventar a utilidade das coisas?! Sabe aquela caixa de sapato velha? Que tal cobrir com papel de presente e transforma-la em um ótimo porta revista? Sabe aquela latinha? Que tal cobrir e fazer um belo porta pincel pra maquiagem? Ideias é o que não falta, é só usar a criatividade.

O post ficou gigante, por isso vou falar de saches com aromas e giz em outro post, quem tiver outras dicas, ou dúvidas e quiser compartilhar, fique a vontade. Quero fazer um post sobre o quarto do leitor, não precisa mostrar tudo, mas um detalhe interessante, algo que ajude na organização, quem quiser participar é só mandar uma foto com descrição para neyara@gmail.com que eu ficarei muito grata!

Ligue o som e boa arrumação ;)

8 comentários:

  1. Ótimas dicas Neyara.
    Também faço isso de vez enquando no meu quarto.
    Deixo tudo organizado.

    Um beijo, bom sabadão!
    A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Pensando bem agora tem um monte de coisas que eu não uso já a um ano e fica só ocupando espaço. Vou tentar fazer também. Obrigada por visitar o meu blog. As fotos ficaram lindas.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá vim através do Agenda dos Blogs,conhecer seu cantinho...Gostei e já estou te seguindo.
    Parabéns pelo blog...Te convido a fazer uma visita ao meu blog se você quiser é claro http://ingridmimos.blogspot.com.br/
    Beijos Ótimo Fim de Semana

    ResponderExcluir
  4. Olá Querida!
    É ótimo desapegar das coisas né? Eu sempre faço isso e dou para uma entidade. :)
    Realmente arrumar o armário, gavetas é uma terapia e tanto.

    Beijos,

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir

  5. Olá querida amiga
    dia 20 de março estar chegando e
    não podia passar em branco é o dia
    do blogueiro feliz nosso dia
    tem uma mensagem pra você no blog
    e um mimo de coração.
    " Sou feliz sou blogueira conhece vocês aqui
    feliz quem tem amigos" Nanda
    bjs

    Linda semana

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. outro dia estava arrumando meu guarda-roupa e ja mandei algumas coisas embora para doação. É muito bom organizar as coisas e se livrar de algumas coisas acumuladas. é bom para quem manda embora, e também bom para quem recebe :)

    ResponderExcluir
  7. ai que lindo, dá vontade de fazer igualzinho!!

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...