segunda-feira, 25 de março de 2013

25 de março - Dia da Escravatura no Ceará


Hoje é feriado aqui no Ceará, além de ser uma data especial por ser aniversário da minha mãe (ebaaaa!!!), é comemorado o dia da abolição da escravatura, o primeiro estado brasileiro que "libertou" os escravos. Como é um fato histórico pouco visto nas aulas de história do Brasil, fica aqui um pouco de cultura para os meus visitantes ;)
Em 25 de março de 1884, o Ceará foi a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, fato que lhe rendeu o título de "Terra da Luz", dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. Até mesmo Victor Hugo, celebrado poeta francês, enviou da França as suas saudações aos cearenses.
A abolição da escravatura no Ceará ocorreu 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que em 13 de maio de 1888 determinou a emancipação dos escravos em todo Brasil.
O pioneirismo do Ceará inflamou em todo território nacional o movimento abolicionista, incentivando várias outras províncias a seguirem seu exemplo e abolirem o regime escravocrata, porém, o fato da província cearense ter sido a precursora na abolição se deu devido a importantes fatores, sobretudo os de cunho sociais e econômicos.
A ânsia por liberdade, sentimento comum a todos os escravos, não só no Ceará, mas em todo Brasil, que os impulsionou a não aceitarem resignadamente a subjugação, além do surgimento de diversas entidades abolicionistas, formada por intelectuais, estudantes, pessoas de todas as classes da sociedade, comerciantes e, inclusive, com apoio do próprio poder oficial.
Fonte: Conhecimento Editora
Bonne nuit, bonne chance

2 comentários:

  1. Não acredito que eu já tenho 22 anos e até hoje NUNCA tinha lido que o Ceará foi o primeiro estado a “libertar” os escravos. Que vergonha da educação do nosso país. E olha que eu sou uma leitora assídua e sempre AMEI as aulas de história, eram as minhas favoritas... Eu praticamente decorava o livro.
    Post muito útil! Obrigada mesmo!
    Beijo grande

    Os.: parabéns pra sua mãe *-* muitas felicidades e anos de vida \o/ Deus abençõe

    ResponderExcluir
  2. hum ovos ebaaaaaaaaaaaaa
    e vamos a abolição e contra o racismo
    linda semana beijokas

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...