segunda-feira, 2 de julho de 2012

[Livro] Jogando Xadrez com os Anjos - Fabiane Ribeiro

Nos tempos de pós-guerra a Europa estava vivendo um caos, inimigos agindo por baixo dos panos e a população tentando se reerguer. Foi nesse cenário de loucura que eu imaginei que a história de Anny iria se desenrolar, mas era só um cenário para justificar alguns personagens e alguns detalhes. 

Anny morava com seus pais, porém a menina passava quase o tempo todo com Melanie, a empregada, e Jane, sua professora particular. O casal passava a semana viajando e só voltava para casa aos sábados, a menina não tinha ideia do que os pais faziam, só sabia que precisava aceitar, pois só iria compreender de fato quando fosse mais velha.

Depois de uma longa manhã de espera, o cadillac vermelho de seu pai chegou para alegrar a manhã de sábado, porém a notícia não era das melhores, devido o trabalho, seus pais iam passar cerca de 1 ano fora, por enquanto Anny ia se mudar para a casa de Jane e seu esposo, Hermes. A menina mal sabia que era lá onde ela iria viver seus piores dias, e encontrar anjos tão queridos.

Jane era amarga e rancorosa, Hermes tinha esquecido de viver, mas continuava sendo o eterno poeta que teve seu amor perdido. Anny era obrigada a limpar a casa todos os dias, comia pouco, não podia ligar o rádio, nem a TV, tinha que fingir que era invisível. Suas únicas companhias era Tiara, sua ovelhinha de pelúcia, um jogo de xadrez feito de cristal, o último presente de seu pai, e seu jardim que estava tristinho, mas com muito amor ia voltar a nascer lindas flores.

Sem nunca ter saído de casa, ou ter tido contato com outras pessoas, Anny não tinha maldade no coração, era pura, acreditava na bondade do mundo e sabia que o amor era o melhor remédio pra tudo. Nunca perdeu a esperança de reencontrar os pais, enfrentou os dias de solidão e os maltrato de Jane como uma guerreira, porém "papai do céu" preparou algumas companhias pra ela.

Pepeu apareceu como uma mágica na vida de Anny, sempre divertido, porém nostálgico, contava seu romance com a Ângela, por enquanto jogavam xadrez. Nicole, sobrinha de Jane, descobriu a existência da menina meio que por acaso, trouxe um pouco de liberdade pra vida dela. Dr. Frank, um médico velhinho que conversava com sua esposa morta, mostra como são loucos aqueles que se dizem serem normais. Desiré é sua nova vizinha, ela lhe mostrou um novo modo de enxergar o mundo.

Apesar de ser uma história forte e bastante sofrida, a maneira que foi narrada faz com que o sofrimento seja amenizado, pois os fatos não são aprofundados, não são explorados, fazendo com que a leitura seja amena tendo um ou dois fatos realmente empolgantes. No geral os personagens são lindos, com um coração enorme, porém não passa disso. Amei o Dr. Frank, ele é um velhinho gordinho doidinho muito fofo. A história podia também ser um pouco mais enxuta, pois as vezes parecia que ela estava se repetindo. No geral é um livro muito bom, cheio de lições e amor.


"Jogando Xadrez com os Anjos" foi escrito por Fabiane Ribeiro, brasileira nascida em Mogi Mirin, amante das letras e dos animais, hoje além de escritora ela é veterinária. Autora também de "Corações em Fase Terminal" e "A gente AMA, a gente SONHA". Fabiane, quero agradecer muitíssimo pela atenção no Book Tour e desejar muito sucesso em sua carreira. 

Bonne nuit, bonne chance

8 comentários:

  1. Adorei a capa desse livro. A história deve ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler. Eu não conhecia esse livro! Parece mt bom!!

    ResponderExcluir
  3. Ahh amiga, me esqueci de lhe comentar a ultima vez que vim aqui... minha monografia é essa: http://www.slideshare.net/larentis/monografia-6100451
    se quiser ler fique a vontade ;D

    ResponderExcluir
  4. Nossa! A história parece ser linda!
    Já li algumas coisas sobre ele e me interessei bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/jogandoxadrezcomanjos

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Infelizmente ainda não tem o filme, só livro mesmo, mas com certeza será bem emocionante. <3

      Excluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...