domingo, 22 de abril de 2012

[Propaganda] Publicidade subliminar do SBT

A emissora do Silvio Santos, vulgo SBT, está utilizando algumas mensagens subliminares (entenda que subliminar não é uma mensagem oculta, que passa um recado do além e afins, mas tudo que está abaixo do limiar, estímulos fracos, mas que pode influenciar em diversos graus) em seus programas. No meio de um programa, filme, e afins, a emissora substitui um pedacinho do mesmo para dar lugar a uma logomarca de seus produtos/programas por cerca de 1 segundo, naquele belo estilo, piscou perdeu. Quem ainda não viu, da só uma conferida:



Durante os anos 50 aconteceu um caso bem polêmico em Nova Jersei, o publicitário James Vicary projetou mensagens de 0,2 segundos no filme Férias de Amor durante 6 semanas, em que estimulava o consumo de Coca-Cola e Pipoca nas salas de cinema. Tal estratégia conseguiu alavancar as vendas dos produtos em cerca de 60% no intervalo do filme. Anos depois o publicitário assumiu que forjou parte dos resultados.



Outro caso famoso é o Brad Pitt aparecendo no filme Clube da Luta, técnica muito bem utilizada para a construção da história. No próprio filme o personagem do Brad Pitt explica como isso é feito em películas, como ele tira uma cena e introduz a foto de um pênis no lugar, uhauha. Acho que todo mundo já viu o filme, e deve saber do que eu estou falando, mas na dúvida, fica aqui um trecho do "Pitt Fantasminha" *.*


Alguns países possuem uma lei especifica que proíbe esse tipo de publicidade, aqui no Brasil o Conar só fala que todas as mensagens publicitárias devem ser claras e evidentes. Então por enquanto eu ainda me assusto com essas propagandas, vou ficar de olho pra vê se o Conar fala alguma coisa sobre, ou se o Seu Silvio fica mais rico. ;D

E você? O que pensa sobre o assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário