segunda-feira, 26 de março de 2012

A Antropologia das Novelas



Hoje tava lendo uma reportagem que saiu na Revista Época desse mês, sobre "15 coisas que mudaram desde Dancin Days" e fiquei com vontade de escrever sobre um assunto que provavelmente 80% dos que comentarem vão me criticar, mas não pq não concordam comigo, mas pq não vão ler o post até o fim como é de costume.

Telenovela é o tipo de programa que apesar de ter um alto índice de audiência, a população adora criticar e dizer que é uma perda de tempo, que não mostra a vida real nem nada, que é só besteirol, blá blá blá. Apesar de ser uma noveleira assumida, não saiu por ai defendendo a novela, nem tentando fazer com que as pessoas vejam o seu lado positivo, afinal TUDO tem um lado positivo e negativo, mas fico indignada quando dizem que novela não é um retrato da vida real.

A novela tem função antropológica, sim! Alias, não sou eu que to dizendo isso, vários estudiosos dizem isso, existem teses e mais teses sobre o assunto, uma prova disso é essa matéria da Revista Época. A novela mostra o cotidiano e os costumes do povo, SIM! Então pare de dizer que a novela não é um retrato da vida real, pq ela é sim, só não no literal como a sua cabecinha oca imagina.

Obvio e claro que todos os brasileiros não vão acordar lindos, maquiados e dispostos, vão correr na Praia do Leblon, paquerar com o Cauã Reymond, voltar pra casa tomando aquela água de coco, encontrar uma mesa bem farta de café da manhã, com várias opções de bolos, sucos, frutas, pães, etc. Obvio e claro que não, mas só nesse trechinho da pra saber que o Cauã é um dos artistas bambambãs da atualidade, que o Leblon é um dos bairros mais Top's do Rio, o que o brasileiro gosta de comer no café da manhã, que no geral é uma refeição leve já que damos preferência a frutas e sucos, e não a bacon como os americanos.

As vezes fico imaginando o que iria acontecer se fizessem uma novela que retrata-se no literal a vida real, que tivesse lá a minha, ou a sua vida. Que chato que seria, né?! Enfim, não estou defendendo o formato novela, mas esclarecendo um ponto sobre ela. Quem quiser ler a reportagem citada da Época, o link ta AQUI.

Quais novelas/seriados você assiste?

8 comentários:

  1. HÀ - primeira *--* [eu acho~]

    eu curtia muito novela, mas depois... foi deixando de ser meu foco, mas sempre que assisto gosto do comentar, flar mal ou bem e tals. A ultima novela das 6 achei muito bem escrita, sabe qdo vc vê a dedicação da escritora com cda diálogo... bem isso [como era o nome da novela... ah! A vida da Gente]
    Seriados são vários favoritos, o que estou acompanhando no momento é How i met your mother, Supernatural, The big bang theory, the voice [a 1ª temporada pq sou lerda], greys anatomy [amooo], glee e The Walking Dead. Acho que desses todos meu favorito é Greys anatomy [eu choro e rio com ele hahaha]

    *comentário grande =P

    ResponderExcluir
  2. PUTSS.. acho que a vida de algumas pessoas seria chata mesmo, mas acho que a nossa não hehehe ;P
    eu assisto bastante séries, principalmente as mais infantis possiveis hehehe, tipo icarly ou boa sorte charlie! hehehe ^^

    ResponderExcluir
  3. amiga li sim até o final rs
    e não te critico e
    sim concordo, novela é um fato
    fictício, viciante rs
    mais engraçado.
    linda semana bjs

    ResponderExcluir
  4. Neyara,

    Amei sua visita amore!
    Já estou te seguindo e curtindo no Face! Se quiser retribuir, vou amar!
    Sobre o post(li o texto todo viu?), concordo com vc! As novelas têm mto a dizer sobre o comportamento das pessoas em uma determinada época, msm que retratem muitas vezes, a vida de pessoas ricas.
    Eu sou mais de assistir seriados... Mas algumas novelas, principalmente as antigas, me conquistam!
    Bjks linda!
    Taty


    http://www.suspirofashion.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não era noveleira, mas depois que o marido quebrou a perna e ficou dois meses em casa acabei ficando rsrs
    Acho novelas um retrato fantasiado da vida real... Adoro pobre de novela, que anda de sapato dentro de casa e com uma roupa diferente todo dia! rsrsrs
    E se fosse para ver vida real do jeito que ela é, via telejornais. E eles, muitas vezes, mostram coisas muito mais difíceis de acreditar que as novelas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. As novelas são interessantes exatamente porque contam a vida dos rik00$$ e poderosos, porque se contar da nossa vida, como você disse, seria super chato.
    Eu como pão com leite no café da manhã e acredito eu que os ricos também comam, porque olha.
    Adorei e concordo em partes com seu ponto de vista, novela não é inutil, é super legal de ver e as veeeeeeezes retrata a vida real.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu era muito mais noveleira, mas acho que as de agora estão subestimando demais a inteligência do telespectador! Mas uma novela do Manoel Carlos eu não dispenso!
    Prefiro as mini séries! Acho que em pouco tempo é tudo mais intenso e o autor não tem tempo de se perder no roteiro!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro novela, quando acho interessante não perco um capítulo, aqui estou assistindo agora é Avenida Brasil, e a série é Glee ♥

    ResponderExcluir

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...