segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

[Livro] Prelúdio para a Morte - Val McDermid


Esse post é parte do "Um Desafio Realmente Desafiante" do blog Silêncio que eu to lendo, está um pouco atrasado, mas eu cumpri a minha missão de Janeiro: Ler um livro de um autor Europeu, haha. Quero dicas de livros para o desafio de Fevereiro, algum livro que o nome do personagem comece com a letra N, sugestões?!
* * * * * *
Segundo lendas locais, o marujo Fletcher Christian teria voltado para Lake Districk, depois de ter forjado um massacre na lha Pitcairn, local que serviu de refúgio depois de ter liderado o motim no Bounty. O massacre foi a desculpa perfeita para Fletcher conseguir voltar a sua terra natal e relatar ao seu velho amigo poeta William Wordsworth, o que de fato tinha acontecido. O tal relato virou um grande poema épico, porém o tal manuscrito nunca foi encontrado.

Duzentos anos depois, um corpo foi encontrado no pântano em Lake District, o que despertou o interesse local, devido as tatuagens semelhantes aos Mares do Sul, o que poderia ser uma prova de que a lenda era verdadeira. Jane Greshan, também nascida em Lake District, é uma acadêmica especialista na obra de Wordsworth, e está disposta a descobrir se o tal manuscrito de fato existe.

River é a legista que está fazendo a autopsia do "Pirata do Pântano" na frete das câmeras, afinal um Reality mostrando o passo-a-passo da possível descoberta do lendário Fletcher, poderia trazer muitos investidores. Dan é o amigo gay de Jane que está disposto a ajudar a amiga a desvendar o mistério do manuscrito.

Tanille é a vizinha adolescente de Jane, a garota tem tudo pra ser errada, negra, filha de um chefão do trafico, mora sozinha com a tia, não vai a escola, mas ama poesias e nunca se meteu em encrenca, até a tia resolver namorar um pedófilo, é claro. Jake é o ex de Jane, o cara trocou ela por uma coroa que negocia peças raras, e aquele manuscrito valeria bastante nas mãos dessa dupla de "negociantes".

Agora todos estão querendo ajudar Jane a colocar as mãos nesse manuscrito, porém misteriosamente alguém está assassinando os velhinhos da cidade, e a principal suspeita é a aproveitadora de tesouros alheios, Jane. A trama é riquíssima, as vezes um tanto que monótona, mas muito interessante e baseada em lendas reais, haha. 

Detalhe que é bem perceptível a "aprovação" de negros e homossexuais na região, é notável o preconceito, creio que pelo fato da história passar na Inglaterra, enfim... O mistério me prendeu do inicio até o fim, a autora tem o dom de envolver o leitor, deixando-o ansioso pela nova façanha dos personagens. O mais importante, o livro não é nem um pouco previsível, de fato você fica chocado com o final, abismado com alguns personagens e com vontade de dar uns tapas em outros. Super Recomendo!
* * * * * *
Val McDermid é uma famosa escritora escocesa de livros de mistério, que largou sua carreira de jornalista para se dedicar aos romances policiais. Hoje possui 5 títulos publicados pela Editora Bertrand Brasil: Um corpo para o crime, O eco distante, Prelúdio para a morte, Domínio sombrio e Sombras de um crime.


5 comentários:

  1. Oi Neyara! Eu achei esse desafio suuuuper criativo! Só nao participei pq acho que nao conseguiria atingir as metas ;/
    Mas vou tentar me organizar pra participar de um proximo (se for ter novamente)

    Interessante o livro que resenhou, nunca tinha ouvido falar rsrs mas achei bem bacana a sinopse.

    Quanto a livro com person. com letra N caraca... eu pensei em todos os livros que já li e nao conseigo lembrar de um com personagem com N rsrs
    Sinto nao poder ajudar hahaha

    Beijocas
    Rapha
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh!

    Quero esse livro...tipo Já!

    Amei sua resenha...e acabei de colocar o livro na lista de desejados!

    Boa Sorte com fevereiro!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Vim retribir sua visita, super me atrasei, sorry!
    Amei a dica!
    Já estou t seguindo aqui!
    Se quiser me seguir tbm, vou ficar mto feliz!
    Bjks, Tatty

    http://www.suspirofashion.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro deve ser super interessante..
    atiçou minha curiosidade ^^

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de lhe fazer um convite singelo. Tenho um blog de enfermagem, o Enfermeira Digital (www.enfermeiradigital.com) e, após o carnaval, farei uma série sobre “O que é enfermagem?”. Para isso, estou buscando opiniões de leigos e de profissionais da área. Para a escolha dos “leigos”, decidi por pessoas da blogosfera, a fim de diversificar as opiniões. Se concordar em participar, basta enviar para o e-mail gsfdias@yahoo.com.br os seguintes dados:
    Nome a ser publicado
    Cidade/Estado
    Profissão
    Resposta para a pergunta:
    O que é, para você, a enfermagem?

    Não precisa ser uma resposta longa, elaborada, nada disso. Não modificarei a resposta, a não ser para corrigir possíveis erros de digitação e para formatar. E não precisa ter pressa em me responder, temos até a quarta-feira de cinzas para isso. Ficarei muito feliz puder contar com a sua participação! Avisarei quando sua resposta for publicada. E se não puder participar, não precisa ficar sem graça em dizer não, eu não tenho problemas com isso e entendo perfeitamente que uma tarefa a mais em nossa já tão atribulada vida pode ser muito incômoda.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir