terça-feira, 27 de maio de 2014

[Livro] Presságio, O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros

CAM00947

Uma freira nua é encontrada morta em seu quarto, sinais claros de luta corporal e violência sexual. Um de seus alunos é o principal suspeito, um garoto franzino que gostava de carregar os livros da professorinha querida. Dias depois, outra freira nua é encontrada morta em uma festa a fantasia, sinais claros de sexo consensual, e nenhuma testemunha.

Alice Vegas viu tudo, o sexo, a surpresa, a morte, e ela podia garantir que o garoto franzino não era o diabo, assassino de sua inimiga Vivian, mas a polícia já considerava o caso encerrado, o garoto era o serial killer que adorava freirinhas, tinha pistas nos dois crimes que apontava a sua autoria, tão burrinho!

Os presságios de Alice viraram piada para a polícia, ela estava na festa em que o crime aconteceu, viu tudo, mas não pessoalmente, e sim através das visões que tinha durante o orgasmo (no meio do livro, ela tinha quando entrava em contato com lugares/pessoas em comum com os fatos, e não mais nos orgasmos, ou ela ficou muito sensível sobre).

CAM00951

Ninguém acreditava no que Alice relatava, afirmavam que era alucinações causadas pelas drogas que ela tomou na festa, mas no fundo ela sabia que o que tinha visto era verdade, e que precisava provar que o assassino ainda estava a solta. Tentando provar a verdade, Alice se meteu em várias confusões, se envolveu com pessoas erradas, virou a principal suspeita de diversos crimes, e por mais que tentasse, ela só conseguia provar que estava louca, e o pior aconteceu.

A história é bem construída, o leitor fica sempre com a dúvida de quem está falando a verdade, o que torna o final surpreendente. O foco da narrativa vai alternando no decorrer dos capítulos, o que nos da a possibilidade de conhecer o que todos os personagens pensam, ou o que escondem daquela festa.

Presságio tem uma das características que mais admiro em livros policias, a narrativa é enxuta, o autor não da voltas intermináveis para contar algo simples, como se isso fosse fazer suspense, artifício que muitos autores utilizam. Em compensação, o leitor não se apega muito aos personagens, já que se foca na história em si, e não na personalidade dos personagens, o que é total dispensável.

A linguagem é informal, carregada de gírias, o que da vericidade a "realidade" dos personagens. Os capítulos são curtinhos, o que facilita a leitura, e o leitor fica naquela "ah, só mais um capítulo", e acaba devorando o livro inteiro em poucas horas. Recomendo a leitura, mas fica AVISADO: o livro possui cenas fortes, haha.



Leonardo Barros é médico cirurgião, escritor nas horas vagas, e participa do projeto Infinito Criativo das Letras. Além do autor, quero aproveitar para agradecer a participação das meninas no Book Tour de Presságio, promovido pelo blog, fiquei muito feliz pela participação de cada uma, e pela animação. Segue todas as resenhas para vocês conferirem também:


Mais informações:

sexta-feira, 23 de maio de 2014

[Sábado Literário] I Folhetim - Tema Livre

IMG_7963

"Incentivar o consumo e a produção literária" foi com esse objetivo que o Sábado Literário nasceu, e é com esse objetivo que conseguiu dar mais um passo. No dia 17 de maio, realizamos a terceira edição do evento, e pela primeira vez conseguimos entregar gratuitamente o Folhetim, uma seleção de contos enviados pelo público. 

IMG_7958

Nessa edição o Folhetim tinha o tema livre, o que nos proporcionou algumas surpresas em diversos estilos, tivemos contos voltados para o público infantil, outros com uma linguagem mais subliminar, alguns com cenas eróticas, e outros bem informais. Diversos textos muito bem escritos, e de autores com diversas referencias, profissões e visões.

IMG_7960

Essa é uma forma bem simples de tentar divulgar os diversos talentos que temos escondidos por ai, a mesma forma utilizada por Machado de Assis, e que tal formato conseguiu abrir tantas portas para ele, e outros autores famosos. E esse o desejo do Sábado Literário, difundir a literatura, seja consumindo, seja produzindo.

*Quem quiser receber o Folhetim (últimos exemplares) gratuitamente em casa, é só enviar seu endereço para o email: neyara@gmail.com.

Participantes do III Sábado Literário.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

[Promoção] Platônico - Nãna Freitas


O time de parceiros do blog só aumenta, tenho o prazer de apresentar a escritora e atriz Nãna Freitas, que gentilmente irá presentear um dos apaixonados do blog no Dia dos Namorados, com o seu livro Platônico. Assim como a data, a autora tem uma áurea toda mágica, com os seus lindos cabelos azuis e suas peças teatrais.


Platônico - Nãna Freitas
Platônico é o primeiro de uma trilogia, na sequência virão Onírico e Surreal. Ele é um romance, trata do amor impossível de uma fã por um ícone do cinema mundial. A vida de Laila vai virando de ponta-cabeça em virtude deste amor, mas ela conta com um grande aliado, Felipe, seu melhor amigo para conseguir administrar este sentimento visceral, que a consome por inteiro. Quando um sentimento não é recíproco. Quando um sentimento é dado, mas sequer consegue alcançar o outro, até que ponto vale a pena ser alimentado? Até quando vale a pena ser mantido? Quais os riscos possíveis e impossíveis a se correr? Quais os benefícios de um sentimento como este? (Skoob)


PROMOÇÃO - AMORES PLATÔNICOS:
1 - Curtir a página do blog Capsula de Banca e do livro Platônico:

2 - Compartilhar a imagem da promoção em modo público.
3 - Deixar um comentário na imagem da promoção com o nome de um Amor Platônico.
4 - Clicar em "QUERO PARTICIPAR".


Promoção válida até 12/06 - Bonne chance!

domingo, 18 de maio de 2014

[Divulgação] Infinito Criativo das Letras


Os autores Landulfo Almeida, de “As duas faces do destino” (Resenha AQUI), Leonardo Barros, de “Presságio – O assassinato da freira nua”, Marcelo Hipólito, de “O Mago de Camelot – a saga de Merlin para coroar um dragão” e Janaina Rico, de “Apimentando” (Resenha AQUI), decidiram unir forças em favor da literatura. 

A produção de conteúdo descontraído e inteligente é a forma encontrada pelo grupo para divulgar e debater a literatura e aproximar autores de seus leitores. Conheça suas iniciativas e aproveite!

 Mural de entretenimento:

Com residência fixa no facebook, a página Infinito Criativo das Letras www.facebook.com/infinitocriativodasletras - é o veículo escolhido pelos escritores Landulfo Almeida, Leonardo Barros e Marcelo Hipólito para a divulgação de eventos, notícias e curiosidades sobre literatura. Nela você vai encontrar a produção dos canais de vídeo desses autores e de seus parceiros, a programação dos bate-papos literários, resenhas e informações sobre lançamentos. Mas, não para por aí! Na página os autores divulgam informações sobre seus interesses no mundo da literatura, cinema e TV. É também um espaço para brincadeiras e para a troca de ideias. O grupo promete algo novo a cada dia. 


 Entrevistas e bate-papos ao vivo:

Aproveitando-se da ferramenta hangout on air do google, são oferecidos links para que qualquer interessado por literatura ou cultura de forma geral possa assistir ao vivo, on-line, os mais variados programas. Todos são disponibilizados em seguida no youtube para serem vistos, revistos e compartilhados. 

 Papo de Escritor: Idealizado e conduzido por Leonardo Barros, o programa quinzenal, às quintas-feiras, 19h, conta com a participação fixa de Landulfo Almeida, Marcelo Hipólito e Janaina Rico para o debate informal sobre temas literários. Qual é seu vilão mais odiado? Sua heroína favorita? O melhor livro de fantasia? Lá o leitor poderá conhecer a opinião dos autores sobre esses temas e muitos mais. A cada episódio, um assunto. A cada programa um ou mais convidados especiais. 

Para encontrar as novas produções basta seguir a página do autor Leonardo Barros no Facebook - https://www.facebook.com/leobarrosescritor - ou a página do Infinito Criativo das Letras - https://www.facebook.com/InfinitoCriativodasLetras

Para encontrar as produções passadas, visite e inscreva-se no canal “Sente e Escreva” - AQUI - ou visite o playlist do canal “Infinito Criativo das LetrasAQUI

No canal “Sente e Escreva” os interessados na arte da escrita podem encontrar também dicas valiosas fornecidas pelo autor Leonardo Barros na série de programas “Sente e Escreva”. Imperdível.


 Na Mira dos Autores: Um convidado especial a cada quinzena é entrevistado pelo idealizador do programa, Landulfo Almeida, e pelos autores Marcelo Hipólito, Janaína Rico e Leonardo Barros. De autor para autor, os entrevistadores mergulham fundo nos livros e no ambiente criativo do convidado. Maurício Gomyde e Sérgio Pereira Couto já passaram por lá. O programa também acontece às 19h, e se reveza com o Papo de Escritor para oferecer ao leitor uma ótima opção para as quintas-feiras. Em resumo, quinta é dia de hangout!

Para encontrar as novas produções basta seguir a página do autor Landulfo Almeida no facebook https://www.facebook.com/landulfo.almeida ou a página do Infinito Criativo das Letras https://www.facebook.com/InfinitoCriativodasLetras

Para encontrar as produções passadas, visite e inscreva-se no canal de Landulfo Almeida AQUI ou visite o playlist do canal “Infinito Criativo das Letras” AQUI


 Eu Leio Brasil: Idealizado por Janaina Rico como parte da campanha de incentivo à leitura de autores nacionais “Eu Leio Brasil” o programa de entrevistas traz para as tardes de sexta, às 16h, seu autor predileto. Ela e Landulfo Almeida entrevistam sempre um autor nacional de destaque. O programa garante forte interação com os expectadores que podem enviar perguntas antes ou durante o programa e concorrer a sorteios. Carolina Estrella, Laura Conrado, Carina Rissi, Marina Carvalho e Samanta Holtz já pintaram por lá. E não se surpreendam se entrevistadores convidados aparecerem para apimentar a entrevista. 

Para encontrar as novas produções basta seguir a página “Eu Leio Brasil” no facebook https://www.facebook.com/EuLeioBrasil ou a página do Infinito Criativo das Letras https://www.facebook.com/InfinitoCriativodasLetras

Para encontrar as produções passadas, visite e inscreva-se no canal Eu Leio Brasil AQUI ou visite o playlist do canal “Infinito Criativo das Letras” AQUI



Gostou? Então curta as páginas, siga os autores, compartilhe os posts e clique no “gostei” dos vídeos. Apoie o movimento e se divirta!

Release do Infinito Criativo das Letras

quarta-feira, 14 de maio de 2014

[Sábado Literário] A Nova Literatura: Escrita, Leitores e Autores

Nesse sábado, 17 de maio, vai acontecer a 3ª edição do Sábado Literário, um projeto idealizado pelo blog para incentivar o consumo e produção literária no estado. Dessa vez teremos a participação do Pescaria, movimento literário de Varjota/CE, vamos debater sobre A nova literatura: escrita, leitores e autores, um bate-papo sobre as novas tendências do meio literário. Outra novidade é que vai ser distribuído o 1º Folhetim do Sábado Literário, um livreto com contos produzidos pelo público. Esperamos por vocês às 17h no Shopping Benfica!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

[Livro] Amaríssimo - Clarice Paes

_MG_6725

Uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei a cursar Publicidade e Propaganda, é que quando não gostamos de uma propaganda, pode ser por 2 motivos: 1- Ela de fato é ruim. 2 - Não somos o público certo. Amaríssimo me fez lembrar tal teoria, é um livro lindo, muito bem escrito, mas não sou o público dele.

A capa do livro retrata uma barra de chocolate, daquelas refinadas, enroladas em um papel fino laminado, que deve ser rasgado aos poucos, para poder saborear a barra em pequenos pedaços. Um livro de contos, contos de amor, doces, tão doces que chegam a ser amargos como chocolate.

Amaríssimo fala de amor, daquele sorriso de amor, da dor de amor, histórias que vão além de um conto de fada, mas que da ênfase para os detalhes do amor. São contos curtinhos, muito bem estruturados, cheios de sentimento, e regados de amor, tanto amor que me senti sufocada. Esperei muito desse livro, mas ele não me conquistou, me senti afogada em tanto amor, estaria mentindo se dissesse que o livro é mal escrito, ou coisa do tipo, pois não é, ele apenas não me conquistou. 

_MG_6716

A diagramação é interessante, mas mal feita (isso eu posso falar com conhecimento de causa, haha) a imagem da barra de chocolate ficou chapada, não tem efeito de profundidade, o que daria certa realidade a figura. A escolha da fonte foi infeliz, principalmente quando usou um degrade dourado, o que dificultou a leitura. O detalhe do número das páginas ficou muito bonito, mas o refile fez com que a numeração ficasse voando no decorrer das páginas.

Clarice Paes nasceu em Piracicaba, mora em Campinas, e estuda Letras.



Mais Informações:
- Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/345769-amarissimo

domingo, 11 de maio de 2014

Projeto 52x5 - Eu Nunca...

Segunda semana do projeto 52x5, e o tema da vez é "Eu nunca...", depois de muito pensar, descobri que "eu nunca" muita coisa, talvez seja hora de arriscar mais, viver mais, experimentar mais...

1 - Eu nunca andei de bicicleta.


Eu nunca aprendi a andar de bicicleta, confesso que sinto uma certa inveja de quem sabe, sempre sonhei com aquelas cenas da menina de vestido em uma bicicleta com um cesto imenso na frente, digno de filme. 

2 - Eu nunca gostei de refrigerante/cerveja/comida japonesa.


Já experimentei milhões de vezes, mas não, essas coisas não foram feitas para o meu paladar, não importa o quanto as pessoas idolatrem tais itens, não importa o quanto as pessoas morram por tais itens, mas eu não fui feita para isso.

3 - Eu nunca dormi na casa de um amigo(a).


Algo que fiquei me perguntando o porque... apenas.

4 - Eu nunca criei um cachorro/gato.


Sempre morei em apartamento, e tais bichos exigiriam um espaço maior, e uma atenção que a rotina da casa não permitiria, mas sempre criei passarinho.

5 - Eu nunca quebrei um osso.


Sempre fui quieta e medrosa, logo nunca fiz traquinagens.


sábado, 10 de maio de 2014

[Promoção] Cisne - Eleonor Hertzog


Passando nos 45 minutos do segundo tempo (ou melhor, nos pênaltis) para deixar uma promoção de aniversário para vocês. Aliás ficar doente na semana do seu aniversário, atrapalha qualquer comemoração, mas o que não impede de vim comemorar nos dias seguintes, o que só confirma a teoria de Dexter do livro "Um dia" de David Nicholls: 25 é a idade do caos.

Hoje tenho o prazer de apresentar a nova parceira do blog, a escritora Eleonor Hertzog, autora de "Cisne", "Linhagens" e "Talismãs", ambos da série "Uma geração. Todas as decisões". Já tive o prazer de participar de um evento em que a autora esteve presente, e amei a simpatia dela, suas histórias, e claro, seus livros. Espero que seja uma parceria de sucesso, e claro, não posso deixar de pedir: Eleonor volte a Fortaleza mais vezes, por favor! :*

"Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!" - Skoob

Quem quiser ganhar o livro Cisne de Eleonor Hertzog, é só preencher o formulário abaixo, a única regra obrigatória é informar o e-mail, o resto é chance extra. O vencedor tem o prazo de 5 dias para responder o e-mail com o endereço completo, e o envio do prêmio é de responsabilidade da autora.


Promoção válida até 31/05 - Bonne chance!

domingo, 4 de maio de 2014

Projeto 52x5 - Coisas Que Me Fazem Ficar Feliz

Faz algum tempo que eu guardei esse projeto nos rascunhos do blog, e fui adiando, adiando, até que "de hoje não passa". Acho que todos já devem ter visto esse desafio em algum blog, se é que todos já não fizeram, mas se alguém ainda não viu, vou explicar: O projeto consiste em responder 52 perguntas com 5 itens cada, as perguntas são postadas uma vez por semana, totalizando um ano.

Separei 5 verbos para contar o que me faz feliz, 5 coisas que amo fazer/sentir, e que ao mesmo tempo, todas elas estão interligadas em algum momento. Eles não estão organizados em ordem de prioridade, nem excluindo o resto, alias muita coisa me faz feliz, coisas bem simples pra falar a verdade, mas afinal O que te faz feliz?

1 - Amar



A coisa que mais me faz feliz na vida é amar e ser amada, sentir que faço parte de um pedaço importante na vida das pessoas, que alguém se importa de verdade.

2 - Escrever



Algo que sempre me fez bem, seja para desabafar, ou contar histórias, escrever sempre foi uma terapia, daquelas que eu não troco por nada. É parte importante dos meus sonhos, das minhas metas, dos meus desejos.

3 - Viajar



Se eu pudesse, colocaria uma mochila nas costas e sairia pelo mundo, conhecendo cada pedacinho dele, cada viela, por mais escondidinha que ela estivesse. Tenho sede por cultura, por descobrir coisas novas, por ver novas perspectivas.

4 - Comer



Existe coisa melhor? Saborear um prato bem preparado, sentir suas papilas gustativas festejando, é um dos maiores prazeres da vida. 

5 - Fotografar



Fotografar sempre foi algo que me deu paz, aquele momento em que você esquece do mundo e foca nos detalhes, nas coisas simples da vida.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

[Cinema] Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Longa-metragem baseado no curta Eu não quero voltar sozinho de Daniel Ribeiro, uma pequena mudança de título, mas uma grande mudança de foco. O filme mostra Leonardo, um adolescente cego e super protegido pelos pais. É constantemente questionado se consegue fazer algo sozinho, está sempre acompanhado por seus pais, sua vó, ou até mesmo Giovana, sua melhor amiga e companhia no caminho de volta para casa.

Um dos seus grandes sonhos é fazer intercambio, poder ficar longe de casa e ganhar a independência tão desejada. Conversando com Giovana, ele fala sobre o seu desejo de ficar com alguém, mas se questiona se alguém teria o desejo de ficar com ele. Na escola, ele é frequentemente humilhado pelos colegas de classe, ele vive aguentando calado as brincadeiras infelizes sobre a sua deficiência, e sobre o barulho de sua máquina de escrever braille.

Gabriel é o novo garoto da escola, um gatinho segundo Giovana, e Karina claro, a chata do colégio que tenta ficar com ele a todo custo. Aos poucos Leonardo e Gabriel vão se aproximando, uma amizade de ajustes, Gabriel tenta se adequar as limitações de Leo, Leonardo tem a rotina quebrada com os desafios de Gabriel

O filme é lindo, muito bem estruturado, existe uma preocupação de mostrar todos os passos na evolução dos personagens, as dificuldades, os encaixes, com isso o público consegue se sentir na pele dos personagens, e torcer para que no fim tudo se resolva. O Guilherme Lobo faz um trabalho brilhante, diversas vezes me questionei se o ator era cego de verdade, ou se ele era só mais uma grande revelação.


As locações são bem simples, os personagens vão de casa para a escola, da escola para casa, mas a fotografia e as cores frias dão um ar aconchegante ao filme. Um grande acerto foi a escolha da trilha sonora, em sua maioria de bandas independentes e desconhecidas pelo grande público.

Algo que me surpreendeu foi a mudança de foco do curta para o filme, no curta Leonardo quer saber se Gabriel também gosta dele, e o foco é esse, o desejo do Leo de voltar acompanhado para casa. No filme Leo quer ser independente, quer se livrar das amarras, e o Gabriel está nessa independência que ele tanto almeja. Uma mudança simples de título, mas uma grande mudança na história.

Curta - Eu não quero voltar sozinho

[Cola&Bora] Clube da Caixa Preta | Sociedade das Relíquias Literárias

Tá sentindo? Brisa de bons ventos, gostinho doce de retorno, cheirinho suave de quem está se reconectando ao que nunca deveria ter sido esqu...